Contraf cobra transparência nas contas do convênio médico do Itaú Unibanco

Após cobrança dos bancários, aconteceu nesta segunda-feira, 28, uma negociação entre a Contraf-CUT e o Itaú Unibanco sobre o reajuste de até 24,61% do convênio médico efetuado na folha de pagamento sem qualquer comunicação prévia. Os trabalhadores cobraram da empresa a apresentação detalhada do balanço do convênio, com a discriminação clara da parte dos funcionários nas receitas do plano.

“O banco, no entanto, trouxe apenas dados superficiais, insuficientes para uma avaliação correta sobre o reajuste”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e empregado do Itaú Unibanco. “Queremos discutir esse reajuste, feito de forma unilateral pelo banco, sem informação prévia a funcionários ou às entidades sindicais”, completa. A empresa se comprometeu a trazer os dados solicitados em nova reunião a ser agendada.

Cordeiro lembra que o acordo que unificou os convênios médicos, construído ao longo de um intenso processo de negociação entre as partes e assinado em 24 de fevereiro de 2010, prevê um reajuste definido pela sinistralidade e outros dados do convênio, o que não está sendo seguido pelo banco. Além disso, ficou acertado que qualquer modificação com o plano de saúde deveria ser previamente anunciado aos trabalhadores e movimento sindical, o que não aconteceu. “A empresa está mudando seu método de gestão. Durante o processo de negociação, a postura adotada foi muito mais transparente com as informações. Essa mudança não pode acontecer”, alerta.

“O reajuste foi divulgado apenas um dia antes dos trabalhadores receberem o salário e sem nenhuma apresentação dos números do balanço”, salienta Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco, órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com a empresa. “Já estava previsto no acordo que ocorreria um reajuste, mas questionamos a forma como foi implantado, sem anúncio prévio aos trabalhadores e ao movimento sindical”, completa.

Os dirigentes sindicais cobraram ainda do banco soluções para diversos problemas relatados pelos bancários no convênio odontológico da empresa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram