Concurso no Banco do Brasil ‚ engodo

(São Paulo) A direção do Banco do Brasil anunciou, na última semana, a realização de concurso público no segundo semestre deste ano. O anúncio ocorreu no momento em que o banco avança na implementação do programa de reestruturação interna, cujo objetivo é promover corte de pessoal e fechamento de dependências, de forma a torná-lo mais competitivo no mercado, deixando de lado seu papel social, de atuar pelo desenvolvimento e crescimento do país.

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do banco, Juraci Masiero, o concurso é para formação de cadastro de reserva, o que trata-se de um engodo, na avaliação do diretor de Bancos Federais da Fetec/CUT-SP, Marcel Barros.

Segundo o dirigente, em setembro próximo, vence o prazo de validade de um concurso realizado há quatro anos, do qual um grande número de aprovados até hoje sequer foi contratado. “Isso mostra que o BB não tem intenção de contratar, prejudicando assim inúmeras pessoas que investem em cursos preparatórios e não são convocadas”.

Marcel lembra que, dentre os contratados, muitos já deixaram a instituição por diversas razões. “Como por exemplo o fato de o banco não avisar que está contratando vendedores de produtos, o que leva pessoas sem o perfil se arriscarem na empreitada e serem reprovadas durante o estágio. Outros inúmeros contratados, quando se depararam com a realidade do dia-a-dia na empresa acabaram procurando outras ocupações frente ao descontentamento profissional”, afirma o dirigente ao fazer o seguinte alerta: “Os interessados devem se informar sobre a realidade do BB, sobretudo agora com a reestruturação interna, a qual pode levar ao desligamento de até 15 mil funcionários da instituição”.

Calendário 
O Encontro Nacional dos Funcionários do BB, realizado neste final de semana, em Brasília (DF) aprovou um calendário de lutas contra o programa de reestruturação no banco federal.

O calendário prevê a realização de um Dia de Luta, nesta quarta-feira, 30/05, com paralisações e manifestações em todo o país; além da antecipação do Congresso Nacional dos Funcionários e uma campanha de denúncia à sociedade contra as práticas da direção do banco.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram