Concurso de crônicas: resultado será divulgado nesta quarta (8)

Conheça o júri responsável pela avaliação das redações em homenagem aos 40 anos da CUT

O resultado do Concurso de Crônicas CUT 40 anos, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instagram (@contraf_cut) e site da Contraf-CUT.

A competição de textos com temas voltados à história dos 40 anos de existência da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e que se relacionam com a trajetória da Central, foi aberta à dirigente, funcionário ou funcionária e jornalista de entidade sindical parceira da Contraf-CUT.

“O objetivo do concurso é o resgate da história, através de relatos pessoais da luta da categoria bancária junto à CUT”, explica o secretário de Cultura da Contraf-CUT, Carlos Damarindo. “Recebemos histórias emocionantes e criativas. A premiação será concedida aos três primeiros colocados, mas todas as histórias serão publicadas para serem compartilhadas com o público. E já adianto que todas valem a leitura”, completou.

O júri responsável pela avaliação é composto pelo jornalista, doutor pela Universidade do Texas e especialista em crônicas brasileira, João Valentino Alfredo; pelo militante sindical e ex-presidente da CUT Paraná e da Contraf-CUT, Roberto Antonio von der Osten; e pela educadora de língua portuguesa, Karina Aragão.

“A escolha do gênero literário para o concurso, não poderia ser mais assertiva, uma vez que oportuniza registros e relatos das vivências junto à militância da categoria bancária. Resgatando histórias, causos e claro a luta na defesa dos diretos”, avalia Karina sobre a proposta.

Premiação

O primeiro colocado levará um e-book e um voucher de R$ 400. O segundo e o terceiro ganharão um voucher de R$ 300 cada um.

Comissão avaliadora

João Valentino Alfredo – Jornalista da Contraf-CUT, formado pela PUC-SP, com mestrado em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP, e doutorado em Estudos Latino-Americanos, pela Universidade do Texas em Austin (EUA), onde desenvolveu pesquisa sobre a crônica brasileira e latino-americana. Trabalhou e colaborou em vários veículos da imprensa, período em que atuou em diversos trabalhos de fôlego, como Guia Brasil e História Ilustrada do Século 20 (ambos pelo Grupo Folha), Guia de Lisboa e Roteiros de Portugal (Colibri e Associados), Manual dos Jogos Olímpicos e cobertura da Olimpíada Sydney 2000 (revista Isto É). Organizou uma edição anotada do clássico livro Brás, Bexiga e Barra Funda (de Alcântara Machado) e foi pesquisador sênior da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Roberto von der Osten (Betão) – O historiador foi bancário do antigo Banestado, onde foi introduzido ao movimento sindical da categoria. É ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, da Paraná Federação dos Bancários da CUT (Fetec-CUT Paraná), da CUT Paraná e da Contraf-CUT.

Karina Aragão – Filiada ao Partido dos Trabalhadores e defensora dos movimentos sociais e da educação pública de qualidade, Karina leciona língua portuguesa há cerca de 14 anos nas periferias da Zona Leste de São Paulo, na Rede Pública de Ensino Municipal e Estadual, tendo a maior parte do tempo atuado na região da Cidade Tiradentes.

Leia também

>>>>> Crônica, admirada desde o tempo do imperador
>>>>> Cronistas, com orgulho e muita arte
>>>>> Concurso de crônicas: inscrições seguem até o dia 20
>>>>> Contraf-CUT lança concurso de crônicas sobre os 40 anos da CUT



Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram