Começa hoje o VII Fórum pela Visibilidade Negra

Evento de dois dias será em Porto Alegre e terá transmissão em tempo real

Começa hoje, sexta-feira (10), em Porto Alegre, o VII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento, organizado pela Secretaria de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), segue até amanhã, sábado (11), e será transmitido em tempo real pelas páginas do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região do Facebook e do YouTube.

Os debates serão sobre a conjuntura histórica das relações de trabalho e raciais no Brasil, a participação dos negros e negras no mercado de trabalho, o empoderamento da mulher negra no trabalho e na vida e as políticas de inclusão de negras e negros no mercado de trabalho, entre outros temas. Os convidados são especialistas militantes da luta antirracismo.

Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, “o Fórum é fundamental para debatermos as desigualdades no trabalho e na vida, já que somos 57% de negros e negras na população brasileira”. O secretário destaca que, apesar de a população negra ser maioria no país, “o sistema financeiro é racista, pois somente 23,6% da categoria bancária são preenchidos por negras e negros”.

Almir antecipa que “os palestrantes são especialistas em políticas antirracista e, com certeza, vão promover debates de grande densidade sobre pontos fundamentais da luta contra a discriminação no sistema financeiro e no Brasil como um todo”.

Confira, a seguir, o programa completo do evento.


VII FÓRUM NACIONAL PELA VISIBILIDADE NEGRA NO SISTEMA FINANCEIRO

10 e 11 de novembro de 2023

Porto Alegre (RS)

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre 

Rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre – RS

Programação

10 de novembro

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

ANÁLISE DE CONJUNTURA HISTÓRICA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E RACIAIS NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DA POPULAÇÃO NEGRA

10h10 – Mário Theodoro

Doutor em Economia pela Université Paris 1 – Sorbonne, foi diretor da área internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É autor do livro A Sociedade Desigual.

11h – Tamires Sampaio

Advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenadora do PRONASCI 2.

11h30 – Debate

12h30 – Almoço

PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS E NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO

14h – Vivian Machado

Economista, mestra em Economia Política pela PUC-SP, técnica da subseção do Dieese na Contraf-CUT e pesquisadora do Observatório Conjuscs, da Universidade de São Caetano do Sul.

14h30 – Bruna Rodrigues

Deputada estadual do Rio Grande do Sul pelo PCdoB, integrante da primeira Bancada Negra da história do legislativo gaúcho, é presidenta do Comitê Municipal do PCdoB em Porto Alegre e estudante de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

15h – André Brandão

Professor titular da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, é doutor em Ciências Sociais com vários estudos publicados na área de avaliação de políticas sociais.

15h20 – Debate

Intervalo para o café

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA NA POLÍTICA NO TRABALHO E NA VIDA

16h – Mônica Alexandre

Secretária-geral adjunta da Seccional da OAB/RJ, é presidenta da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas do Rio de Janeiro e membro da Comissão de Direito Sindical Seccional Rio de Janeiro da OAB/RJ.

16h30 – Carol Dartora

Deputada federal pelo estado do Paraná, foi vereadora de Curitiba. É professora de História, mestra em Educação pela UFPR e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Atuou no segundo maior sindicato de profissionais da educação da América Latina, a APP Sindicato.

17h – Kelly Quirino

Doutora e mestra em Comunicação, bacharel em Jornalismo. Atualmente é representante dos funcionários no Conselho de Administração do BB. É pesquisadora de gênero e relações raciais e professora da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília.

17h30 – Debate

18h – Encerramento

20h – Confraternização

11 de novembro

O SISTEMA ECONÔMICO BRASILEIRO COMO POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE NEGRAS E NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

9h30 – Rodrigo Monteiro

Economista, servidor do Banco Central há 28 anos, pós-graduado em Contabilidade e Auditoria e em Normas Internacionais de Contabilidade. Atualmente trabalha na área de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias.

10h – Debate

10h30 – Combate à discriminação racial:  A categoria bancária e suas experiências no combate ao racismo

11h – Desafios e compromissos das entidades envolvidas

12h – Encerramento

Leia também

>>>>> Fórum pela Visibilidade Negra começa nesta sexta-feira (10), em Porto Alegre

>>>>> Fórum pela Visibilidade Negra terá transmissão em tempo real

>>>>> VII Fórum pela Visibilidade Negra inclui especialistas militantes da luta antirracismo

>>>>> Bancários do RS promovem atividades variadas no Mês da Consciência Negra

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram