Câmara dos Deputados homenageia Luiz Gushiken

Sessão pela memória do ex-dirigente sindical bancário será nesta quinta-feira (14)

O ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Gushiken, será homenageado na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (14). A proposta foi apresentada pelo deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP). A homenagem é pelo décimo ano de sua morte, ocorrida em 13 de setembro de 2013, e busca resgatar o seu legado na luta pela classe trabalhadora e na atuação em defesa da democracia.

Natural de Oswaldo Cruz (SP), casado com Elisabeth e pai de três filhos (Guilherme, Artur e Helena), Gushiken cursou Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi funcionário do Banespa de 1970 a 1999 e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região de 1984 a 1986. Também foi dirigente do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Em 1985, comandou uma das maiores greves da categoria de todos os tempos, quando defendeu salários dignos e melhores condições de trabalho, campanha em que a categoria conquistou importantes benefícios, como o vale-refeição e o auxílio-creche/babá.

No ano seguinte, foi eleito deputado constituinte pelo PT de São Paulo, sendo reeleito para os dois mandatos seguintes. No primeiro governo Lula (2003-06) foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação e chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República.

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, lembra que “Gushiken foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo num momento difícil, quando a diretoria foi inclusive deposta”. Juvandia, que também é vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ressalta que ele “lutou pela redemocratização do Brasil durante a ditadura militar e foi importante defensor dos direitos da categoria e dos trabalhadores em geral, e levou essa luta para a Câmara dos Deputados quando foi parlamentar. A homenagem a Gushiken por essa casa legislativa é mais que merecida”.

Para o secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT, responsável pelo acompanhamento da tramitação no Congresso das pautas de interesse dos trabalhadores, Jeferson Meira, o Jefão, “a Câmara dos Deputados está sendo muito feliz em fazer essa importante homenagem a um dos parlamentares mais honrados que já passou por essa casa. Gushiken sempre será lembrado por sua luta em defesa da democracia e na construção de um Brasil mais justo e solidário.”

Livro

A Fundação Perseu Abramo está lançando o livro A Nova Ordem – Luiz Gushiken, em sua homenagem. A obra, organizada pela jornalista Fernanda Otero, recupera a trajetória de Gushiken com textos de 67 autores, entre eles Lula, que era seu amigo pessoal. O livro traz ainda uma carta que ele deixou ao presidente Lula e sua tese sobre uma nova ordem mundial para a governabilidade do planeta. A Nova Ordem – Luiz Gushiken está disponível para acesso online em PDF.

Serviço

Sessão Solene em Homenagem a Luiz Gushiken
Local: Câmara dos Deputados, Plenário Ulysses Guimarães
Agenda: quinta-feira, dia 14, às 15 horas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram