Brasília: empossados os novos delegados sindicais do BB, Caixa e BRB

O Sindicato dos Bancários de Brasília empossou na noite desta sexta-feira, 1º de agosto, os 192 novos delegados sindicais – 95 do Banco do Brasil, 63 da Caixa Econômica e 34 do BRB. O processo eleitoral continua até setembro. O mandato é de um ano. A posse ocorreu no Teatro dos Bancários.

Participaram da mesa o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, que representou os bancários do BRB; o secretário de Saúde do Sindicato, Alexandre Severo (Caixa); o diretor Rafael Zanon (BB), e Conceição Costa, diretora da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN), representando os funcionários dos bancos privados.

A eleição de delegados é uma importante conquista dos empregados do BB, Caixa e BRB, pois fortalece a organização de base e a mobilização dos bancários, elementos fundamentais para ampliação das conquistas.

André Nepomuceno fez um breve histórico da luta do Sindicato contra a privatização do banco. “Contrariando uma promessa de campanha, o governador José Roberto Arruda (DEM), desde maio de 2007, vem declarando sua intenção de privatizar o BRB”, ressaltou André, afirmando que apesar das negociações de incorporação do banco pelo BB, o futuro do BRB ainda não está definido.

Desde a primeira declaração de Arruda sobre a intenção de privatizar o BRB, o Sindicato realiza uma grande campanha em defesa do banco em todo o DF. Percorreu todas as cidades-satélites, informando a população sobre os aspectos negativos da venda do BRB, e procurou parlamentares, associações e federações, além do próprio governador Arruda e de representantes do Banco do Brasil e do BRB.

Rafael Zanon destacou a importância dos delegados para a construção de um movimento forte, organizado, coeso e vitorioso. Ao lembrar que os delegados sindicais voltaram a ser eleitos no BB a partir de 2003, Zanon enumerou as principais reivindicações do funcionalismo do Banco do Brasil: abertura imediata de negociação sobre PCCS; fim da lateralidade e pagamento das substituições; cumprimento da jornada de 6 horas; igualdade de direitos para os funcionários pós-98. “Os delegados são fundamentais para a campanha nacional dos bancários. Sem eles não há avanço”, completou Zanon.

Em seguida, Alexandre Severo saudou os novos delegados sindicais e afirmou estar preocupado com o aumento do número de bancários vítimas de doenças relacionadas ao trabalho. “Para reduzir essa triste estatística, os bancários devem participar do Projeto Sentinela pela internet (http://saude.contrafcut.org.br/), denunciando práticas de assédio moral e condições precárias de trabalho”, destacou.

Conceição Costa disse que, apesar de os funcionários dos bancos privados não poderem eleger delegados sindicais, a categoria continuará lutando para a conquista desse direito legítimo.

Também acompanhou a posse o diretor do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Eduardo Araújo.

Entrega dos certificados

Depois, os representantes dos bancos fizeram uma entrega simbólica dos certificados. Rafael Zanon empossou a bancária do Banco do Brasil Denise Aparecida Sousa. Alexandre Severo entregou o certificado à bancária da Caixa Edna Faleiro da Cruz. Já André Nepomuceno chamou o bancário do BRB José Ximenes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram