BB: Contraf divulga minutas das ações do vale-transporte e banco de horas

(São Paulo) Já estão na página de comunicados da Contraf-CUT as minutas das ações judiciais contra o Banco do Brasil do vale-transporte e do banco de horas. A orientação da Comissão de Empresa da Contraf-CUT é que os sindicatos ingressem com as ações o mais rápido possível. Vale lembrar que a minuta é apenas uma orientação e que cada sindicato pode fazer as alterações que julgar necessárias.

O motivo da ação do vale-transporte é que o BB alterou a base de incidência para efeito de ressarcimento de despesas com transporte, em total contrariedade à lei. A Contraf-CUT tentou negociar com o banco a reversão dessa decisão. Procurou ainda o Ministério Público do Trabalho em Brasília, que manifestou o entendimento de que cabia aos sindicatos entrar com ações.

No caso do banco de horas, a pratica vem sendo utilizada no BB em agências com mais de 20 funcionários, o que não é permitido pelo acordo coletivo. A Contraf-CUT buscou a via negocial, mas o banco não cedeu em sua posição. Agora, cada sindicato deve entrar com a ação para cobrar do banco todas as horas trabalhadas, além de denunciar a direção do BB ao TCU por gestão temerária, por tomar uma decisão que pode gerar um passivo trabalhista enorme.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram