Banrisul anuncia fechamento de agências no RS

Fetrafi-RS e SindBancários já se reuniram com a direção do banco para acompanhar o processo

A diretoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) anunciou, nesta segunda-feira (20), em reunião com diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), o fechamento de nove agências do banco no Rio Grande do Sul. Oito delas em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul. Algumas virarão postos de atendimento bancário (PAB) e outras serão fundidas com a agência mais próxima.

O SindBancários está atento à política de privatizações implantada pelo atual governo gaúcho de Eduardo Leite. Tanto que dirigentes manifestam a preocupação com uma escalada de desmonte do Banrisul. A PEC 280/2019 tramita desde setembro na Assembleia Legislativa para retirar a obrigatoriedade do plebiscito à venda do Banrisul, Procergs e Corsan e deve ser retomada a partir de 6 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar.

A diretoria do Sindicato, em reunião com o RH, solicitou garantias para que os colegas das agências não sofram qualquer prejuízo. O banco concordou em realizar um processo de realocação transparente e negociado. O Sindicato irá acompanhar. Entre as garantias, estão manter as funções que cada Banrisulense exercia na sua agência e abrir a possibilidade de manifestar interesse em outra agência que não aquela recomendada pelo banco.  “O banco garantiu que vai ouvir os colegas e adequar as necessidades de cada um sem prejuízos”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram