Bancários realizam ato em Belo Horizonte na véspera da quarta rodada de negociação com a Fenaban

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte realizou um ato, nesta terça-feira (24), em frente à agência do Santander localizada na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. Os trabalhadores foram novamente às ruas para cobrar responsabilidade dos bancos, o fim das demissões e que sejam atendidas as reivindicações da categoria na Campanha Nacional 2018.

Nesta quarta-feira, 25 de julho, em São Paulo, será realizada a quarta rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban). O tema a ser discutido será o emprego, conforme agenda aprovada na segunda rodada de negociação. A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, integra o Comando e participa das reuniões na capital paulista.

Mesmo em um cenário de crise, os bancos seguem aumentando seus lucros. Em 2017, o lucro líquido dos cinco maiores (Banco do Brasil, CAIXA, Itaú, Bradesco e Santander) somou R$ 77,4 bilhões, 33,5% mais que em 2016.

Porém, entre janeiro de 2012 e junho de 2018, já foram extintos 57.045 postos de trabalho nos bancos. Uma média de 731 por mês. Os cortes geram sobrecarga de trabalho nas unidades e prejudicam também o atendimento prestado à população.

Por isso, é fundamental que a categoria e toda a sociedade se mobilizem para exigir que os bancos tenham responsabilidade social. Como um dos setores que mais lucram no país, não há justificativa para que as instituições financeiras contribuam para o aumento do desemprego e para a acentuação a crise.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram