Bancários protestam na Bahia contra o plano de funções do Banco do Brasil

Mobilização dos funcionários do BB em Salvador

Os trabalhadores do Banco do Brasil realizam nesta quarta-feira (20) Dia Nacional de Luta contra o plano de funções do Banco do Brasil, imposto de forma unilateral pelo BB. A mobilização definida no Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, é intensa em todo o país, e na Bahia a manifestação começou cedo, no prédio da Superintendência, Cidade Alta, em Salvador.

Os bancários querem a abertura imediata das negociações sobre o plano, responsável pela redução média de 16,25% do salário. A medida do BB, que tem 204 anos e mais de 100 mil funcionários, é reflexo de uma política desumana e arbitrária.

O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Humberto Almeida, também empregado do banco, destaca que a diretoria da empresa a todo o momento desrespeita o trabalhador. “Este é um banco para poucos, porque poucos se beneficiam e recebem o lucro”, diz Almeida.

O secretário-geral do Sindicato, Olivan Faustino, lembrou o histórico de lutas dos bancários contra o “plano macabro” do BB. Desde 28 janeiro, quando a medida foi colocada em prática, aconteceram duas mobilizações, 7 e 20 de fevereiro.

A Contraf-CUT já encaminhou documento com denúncia sobre o plano ao Secretário-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O Sindicato da Bahia ingressou com ação judicial para suspender a medida. Os funcionários aguardam o julgamento do mérito.

O protesto realizado nesta quarta-feira serve ainda para denunciar a prática antissindical do banco. O assédio moral nas agências virou rotina. A todo o momento há ameaças de transferências, além de várias formas de pressão. Um completo desrespeito.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram