Bancários e concursados do Ceará cobram mais empregados para a Caixa já!

O bancários do Ceará realizaram durante toda a manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, uma grande manifestação cobrando mais contratações urgentes para a Caixa Econômica Federal.

Protesto contra realidade precária das agências e por mais contratações

O ato aconteceu em frente à agência Fortal, onde também funciona a
Superintendência Fortaleza, e fez parte de um Dia Nacional de Luta realizado em todo País. Além da direção da entidade, estiveram presente também representantes da Apcef/CE, Contraf e mais de 30 aprovados no Concurso 2014.

“Mais uma vez estamos nas ruas para defender os bancários e a sociedade brasileira. Existem várias agências hoje com apenas quatro ou cinco empregados, enquanto o acordado com a Caixa foi a necessidade mínima de pelo menos oito empregados por unidade. A Caixa é o maior banco social desse País e deve estar à altura do povo brasileiro”, destacou o diretor do Sindicato e representante do Ceará na Comissão de Empresa da Caixa (CEE/Caixa), Marcos Saraiva.

Os bancários e os concursados aproveitaram o Dia Nacional de Luta para continuar coletando assinaturas ao abaixo-assinado que será enviado à presidente da Caixa, Mirian Belchior, e à presidente Dilma Rousseff, cobrando contratações urgentes para a Caixa.

“Chegamos a contar na Caixa com cerca de 101 mil empregados, hoje são 97 mil, quando o quadro deveria estar aumentando. Por isso estamos aqui cobrando mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil, para priorizar um atendimento digno, o desenvolvimento do País, além de condições de trabalho decentes para todos os bancários que constroem esse banco”, afirmou o presidente do Sindicato e da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra.

Já o diretor do SEEB/CE, Túlio Menezes, cobrou respeito ao Acordo Coletivo de Trabalho firmado com a Caixa em outubro do ano passado, quando se previu a contratação de mais dois mil empregados durante a vigência do acordo, além da reposição dos desligados no plano de aposentadoria.

“Sabemos o que empregados e população enfrentam hoje nas agências da Caixa. Os colegas fazem todo o esforço possível para atender bem, mas devido à deficiência de empregados nas agências, há casos de pessoas que perdem o dia todo procurando atendimento. Por isso, queremos mobilizar todos: empregados, concursados, sociedade, e cobrar da Caixa mais contratações urgentes”, concluiu.

O Sindicato dos Bancários do Ceará deve acionar a Assembleia Legislativa para a realização de uma audiência pública para discutir o atendimento na Caixa e a convocação urgente de mais empregados.

Ao final, os bancários e os concursados entregaram um documento na Superintendência Fortaleza mostrando a realidade precária das agências da Caixa e cobrando mais empregados já.

Concursados com a palavra:

“Acho muito importante esse dia de luta, tanto para os empregados da Caixa quanto para nós aprovados. As convocações estão muito lentas. Nós investimos fazendo cursinho, nos dedicando, e até agora não houve qualquer retorno”.

Caroline Serafim Guedes, de Fortaleza, fez concurso para o pólo de Quixadá no ano passado. Foi aprovada em 39º, mas até agora só nove foram contratados no seu pólo.

“Nós não entendemos porque um cadastro de reserva tão amplo, a realização de um concurso, e ao invés de chamar os aprovados, o banco enche as agências de terceirizados. Isso significa que a Caixa precisa de mais empregados, então o correto seria que os aprovados fossem convocados”

Simone Barroso Amorim, passou em 38º para o pólo de Quixadá, também em 2014.

“O concurso de 2014 teve inscrições recordes no Brasil. Mais de um milhão de pessoas sonham em trabalhar na Caixa porque sabem da importância desse banco para o País e nós queremos fazer a Caixa crescer. Essa não é uma luta só dos bancários. Nós sabemos que as pessoas que hoje trabalham na Caixa estão sobrecarregadas e nós queremos ajudar a melhorar essa situação”

Hanna Barbosa, passou para o pólo Fortaleza, em 20º lugar

“Foram 22 mil inscritos só no pólo Fortaleza, onde eu passei. Nós sabemos o quanto lutamos para sermos aprovados nesse concurso e hoje nós queremos saber por que o banco não vem contratando se há, notoriamente, falta de pessoal nas agências. A Caixa remaneja empregados para onde há mais carência e não contrata, o que seria o mais correto”

Andreia Oliveira, passou para o pólo Fortaleza, passou em 84º

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram