Bancários do Rio de Janeiro lançam Comitê de Luta

Comitês precisam definir estratégias para manter a mobilização permanente dos trabalhadores

Bancários do Rio de Janeiro vão lançar, na segunda-feira (6), às 18h, um Comitê de Luta da categoria na cidade. A atividade, que acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (Seeb/Rio), contará com a participação de diversos pré-candidatos a deputado estadual e federal de diferentes partidos. A atividade é aberta a todos que tiverem interesse em participar.

“Os Comitês de Luta estão sendo organizados em todo o país por sindicatos, comunidades, escolas e outras organizações, para aprofundar o diálogo com a população e atuar em defesa dos direitos de todos os cidadãos e da democracia”, explicou o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius Assumpção, que é o responsável pela Confederação por ajudar na criação de comitês de bancários em todo o país.

O objetivo dos comitês é propagar políticas de inclusão social, de combate à fome e à miséria e atuar contra fake news, além de criar ações de solidariedade, como arrecadação e distribuição de alimentos para as pessoas que estão sofrendo com a crise econômica, social e política na qual o país se encontra.

“Esse ano de eleições é decisivo para reconstruirmos o Brasil que a gente quer. Por isso, este debate passa pelo processo eleitoral como um todo, não apenas pela eleição do presidente da República, mas também de parlamentares comprometidos com os trabalhadores e as causas populares”, afirmou o vice-presidente da Contraf-CUT, que também é dirigente do Seeb/Rio.

Ação permanente

Vinícius ressalta, porém, que cada comitê precisa pensar em estratégias para manter sua atuação permanente, após o processo eleitoral, e funcionar, mais ou menos, como os antigos núcleos partidários e as comissões de fábrica, com atuação social nos locais onde estão instalados. “Nos núcleos de partidos debatiam-se diversos problemas locais e seus filiados atuavam em conselhos de postos de saúde, nas associações de pais das escolas, nas associações de bairros, igrejas… Precisamos reativar este processo democrático”, disse.

Além dos Comitês de Luta, também estão sendo criadas Brigadas Digitais para difundir informações de qualidade – baseada em fatos, dados e números – e combater fake news (notícias falsas) divulgadas pelas redes sociais, que têm sido usadas pelas forças reacionárias, contra os direitos trabalhistas, o estado democrático de direito, as minorias e as organizações da sociedade civil. Estas brigadas devem ser cadastradas na página https://brigadasdigitais.com.br/ para que, desta forma, possam receber instruções e informações que permitam o combate às notícias falsas e a propagação de informações corretas. Os Comitês de Lutas dos bancários, criados em todo o Brasil, precisam se cadastrar pelo e-mail [email protected], passando nome do Comitê, nome do(s) coordenador(es) com e-mail e telefone para contato.

Lançamento do Comitê de Luta dos BancáRIOs
Segunda-feira, 6 de junho, às 18h
Auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 502, 21º andar – Centro
Rio de Janeiro – RJ

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram