Bancários do Rio aderem às paralisações no Dia Nacional de Lutas

Protestos cobraram pauta da classe trabalhadora e focaram combate ao PL 4330

As agências bancárias não abriram nesta quinta-feira, dia 11, no Centro do Rio de Janeiro. As paralisações marcaram o Dia Nacional de Luta organizado pela CUT e demais centrais sindicais. Os bancários aderiram ao movimento e participaram da passeata na Avenida Rio Branco, da Calendária a Cinelândia.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Almir Aguiar, destaca a importância da mobilização, que acontece em nível nacional. “Esta é uma manifestação democrática, organizada por entidades representativas dos trabalhadores, instituições democráticas que sempre estiveram nas ruas em defesa de um país mais justo”, aponta.

“Mas é também um ato didático. Os sindicatos conquistaram uma vitória importante que foi a de adiar a votação do Projeto de Lei 4330, que ameaça os direitos trabalhistas, os concursos públicos e a organização de toda a classe trabalhadora. Um tema tão importante que não esteve, em momento algum, nas manifestações de ruas dos jovens que tomaram as ruas do Brasil”, observa.

Os sindicalistas defenderam ainda o fim do fator previdenciário, salários mais dignos para os aposentados, jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, reforma agrária, o fim dos leilões do petróleo e mais investimentos em educação e saúde.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram