Bancários do Paraná realizam sua 20ª Conferência Estadual

Cerca de 250 delegados e dirigentes sindicais participara nos dias 28 e 29 de abril da 20ª Conferência Estadual dos Bancários, em Curitiba, para definir as reivindicações da categoria no estado, a serem levadas para o debate na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá de 8 a 10 de junho, em São Paulo.

A categoria prepara-se para defender sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é válida em todo o território nacional. A reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017, coloca em risco conquistas históricas dos bancários. Por isso, com o mote “Agora é a hora: Juntos resistiremos”, o evento chamou os bancários a se organizarem e lutarem para manter os direitos conquistados e buscar avançar em novas conquistas.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR), Junior Cesar Dias, a conferência foi um bom espaço para formação. “Entender os bastidores do Golpe que retira direitos dos trabalhadores é fundamental no processo eleitoral e quem está verdadeiramente do lado dos trabalhadores”, disse.

Representação política
A aprovação da Lei da Terceirização, da nova Lei Trabalhista (reforma) e do teto de investimentos públicos em políticas sociais como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, entre outras leis que prejudicam a classe trabalhadora, acenderam nos sindicatos a necessidade de ampliar a organização para contribuir com a eleição de candidatos que verdadeiramente os interesses de suas bases sindicais.

O assunto encontra-se descrito na proposta da Coordenação Nacional que foi apresentada no evento. O item ressalta o poder do voto dos bancários dado aos candidatos comprometidos com a pauta da categoria e os projetos da classe trabalhadora.

“As eleições são decisivas na vida do trabalhador, pois há candidatos que defendem as privatizações dos bancos públicos e a retirada dos direitos previdenciários, por exemplo. Temos que estar muito atentos a isso e realizar uma Campanha Salarial forte e engajada com candidatos comprometidos com os bancários”, disse Juvandia Moreira, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Leia também:
     > Encontro Estadual dos Bancários do Ceará une forças e delibera pauta para Campanha Nacional 2018
     > Conferência Estadual aponta resistência para garantir direitos e a Convenção Coletiva
     > Definidas as reivindicações dos bancários paranaenses para a Campanha Salarial 2018
     > AL: 9º Encontro Estadual dos bancários debate reforma trabalhista e estratégias para Campanha Nacional
     > Bancários de Santa Catarina definem prioridades a serem levadas à Conferência Nacional
     > PB: Bancários debatem desafios e perspectivas para a Campanha Nacional

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram