Bancários do ES protestam contra retirada de direitos dos trabalhadores

Os bancários do Espírito santo realizam nesta quarta-feira (28), diversas ações em luta contra a abertura de capital da Caixa, o pacote de ajuste fiscal do governo federal e a retirada de direitos dos trabalhadores. Panfletagens estão sendo feitas nas agências da Caixa de Vila Velha, Laranjeiras, Praia do Canto, Beira Mar e Campo Grande. Além disso, uma grande manifestação reunirá trabalhadores na agência da Caixa na Enseada do Suá, a partir das 17h30.

A possível abertura de capital da Caixa pode dar início a um processo de privatização do banco que trará graves consequências não só para os bancários, mas para toda a sociedade.

A Caixa é o maior banco público do Brasil e a principal responsável pela aplicação das políticas sociais do país, que incluem as áreas de saneamento básico, infraestrutura, gestão do FGTS, Programa de Integração Social (PIS), seguro desemprego, habitação (financiamento imobiliário e programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo), além de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Com a abertura de capital, esses programas podem ser reduzidos ou até mesmo extintos, uma vez que a política social não é a prioridade da iniciativa privada e o banco não estará mais sob o controle total do governo.

Direitos dos trabalhadores

Além da abertura e capital da Caixa, uma série de medidas lançadas pelo governo retiram direitos dos trabalhadores, como as MPs 664 e 665, que alteram as regras para concessão de benefícios previdenciários como auxílio-doença e pensões, normas de acesso ao seguro desemprego e abono salarial (PIS-Pasep). Sem falar no recente pacote de ajustes fiscais que aumenta as taxas de juros e restringe o crédito à população, e da não correção da tabela do Imposto de Renda – reajustado em apenas 4,5% – o que impacta todos os bancários e bancárias, fazendo com que até os empregados que antes eram isentos passem a pagar o imposto.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram