Bancários de SC se reúnem com presidente da Contraf-CUT

Representantes dos Sindicatos bancários de Santa Catarina filiados à CUT reuniram-se nesta sexta-feira (12), no auditório do Seeb Floripa, com o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten. Além de diretores do Seeb Floripa, estiveram presentes representantes dos Sindicatos de Criciúma, Videira e Araranguá e a Presidenta da CUT – Regional SC, Anna Julia Rodrigues.

A pauta da reunião foi a organização da categoria e o fortalecimento da luta dos bancários em Santa Catarina, diante de um cenário adverso para os trabalhadores e um ano que promete ser bem mais difícil que 2015. Aliás, 2016 começou mal: com o processo de reestruturação no BB, CEF não cumprindo os acordos, demissões nos bancos privados, falta de pessoal nas agências, assédio e pressão por cumprimento de metas. Para os clientes a situação também não está nada fácil, com a redução dos postos de atendimento e agências, tarifas bancárias elevadas e juros exorbitantes.

Além das lutas da categoria, existem os PLs (Projetos de Lei) que estão tramitando no Congresso Nacional, como por exemplo o PLC 30 que amplia a Terceirização da mão de obra no Brasil e o que busca a desestatização das empresas públicas, como o PLS 555. Estes dois projetos de lei atingem diretamente os interesses da classe trabalhadora e representam a tentativa da volta das fracassadas políticas neo-liberais dos anos 90, com privatizações, retirada de direitos dos trabalhadores, recessão econômica, perda de poder aquisitivo da sociedade em geral e concentração de renda.

Ao final dos debates, Roberto von der Osten conclamou os bancários de Santa Catarina a buscarem a superação das divergências políticas para que se consolide a unidade da categoria. “Somente com união poderemos fazer frente aos desafios que enfrentaremos em 2016 e contribuirmos para retomada do desenvolvimento social e econômico do país”, concluiu.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram