Bancários de Florianópolis protestam pelo Besc público

(Florianópolis) Nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, o Besc será retirado oficialmente do Programa Nacional de Desestatização (PND), ou seja, estará fora da fila da privatização. Dessa forma, o presidente Lula concretiza um antigo anseio dos trabalhadores do banco e do movimento sindical, que sempre lutaram pela manutenção do Besc Público.

Há muito tempo a direção do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região atua no sentido de fortalecer a instituição, ao reconhecê-la como patrimônio da sociedade catarinense. Outra bandeira da entidade sempre foi pela valorização dos trabalhadores do Besc, principais responsáveis pelos bons resultados que o banco tem apresentado ano a ano.

Os bancários do Besc promovem hoje uma manifestação às 15 horas em frente ao banco da Praça XV de Novembro, para lembrar aos besquianos que essa é uma vitória de todos aqueles que acreditaram no Besc como banco público. A incorporação ao Banco do Brasil não segue o modelo defendido pelo movimento sindical. O contrato aditivo de incorporação, mesmo que tenha sido objeto de grande propaganda de diversos setores da sociedade, inclusive no interior do banco, não apresentam, na sua íntegra, qualquer dispositivo que dê garantias mínimas de preservação dos direitos dos trabalhadores.

A direção do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região sempre esteve na luta com os besquianos. Nesta quinta, dia 21 em Brasília, a Fetec/CUT/SC estará reunida com a direção do BB para discutir vários temas relativos à incorporação do Besc. O movimento sindical vai cobrar mais esclarecimentos sobre o processo, bem como sobre os possíveis impactos na vida funcional dos trabalhadores.

Os sindicatos continuam atentos, na luta, durante todo o processo para que os direitos dos besquianos sejam respeitados e ampliados.

Fonte: Janice Miranda – Seeb Floripa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram