Bancários de Angra dos Reis completa 32 anos

O Sindicato dos Bancários de Angra nos Reis completa 32 anos nesta terça-feira (28). Fundado em 28 de julho de 1988, ele teve origem no Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, que tinha sede em Barra Mansa, que mantinha em Angra dos Reis e Itaguaí sub-sedes e diretores liberados para fazer o trabalho de base. Com a distância da sede, os bancários de Angra à época embora bem representados, tinham dificuldade de participar de assembleias devido a distância da sede e manifestaram a vontade de se “emancipar”.

Foram levados em consideração também os aspecto políticos/sindicais e a diretoria do Sul Fluminense, com o apoio da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro /ES, concordou com este desejo e levou à proposta para uma assembleia que aprovou . Nasceu assim um novo Sindicato, com sede em Angra dos Reis e base territorial em Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Seropédica. Na assembleia foram aprovadas as doações de uma sala, móveis, utensílios e duas linhas telefônicas.

Em 32 anos de história foram cinco os presidentes eleitos. Luiz Carlos Soares em 1988, Ronaldo Rodrigues Pereira em 1991, Jorge de Souza Valverde em 1995 e 2007, Clóvis de Castro Souza em 1999, 2003 e 2011 e Rogério Salvador em 2015 e 2019.

O Sindicato filiou-se a CUT em 1994 após amplos debates com Trabalhadores e dos quais participaram representantes das principais correntes políticas da Central. A filiação foi aprovada com apenas uma abstenção em uma assembleia que envolveu toda a base e o movimento sindical da região. Em 09 de novembro de 2012, um sonho foi realizado. Inauguramos nossa Sede Administrativa Própria. No atual mandato e após os Programa de demissão Voluntária (PDVs) lançados pelos principais bancos privados no segundo semestre de 2019 o Sindicato conta com 15 Diretores sendo apenas quatro liberados para exercer a atividade sindical (dois em Angra na sede e dois na sub-sede em Itaguaí ) e 11 Diretores no local de trabalho.

Temos ainda três diretores da Federação dos Bancários que nos auxiliam (um liberado na sede dois na base). O índice de sindicalização é de mais de 70%. Exercem a atividade bancária nos 05 municípios da base, cerca de 500 trabalhadores (52% são mulheres) distribuídos por 45 unidades (36 agências e 09 postos).

Consideramos como marcas da entidade, as constantes visitas à base (temos um veículo que é usado principalmente pra isso), o não recebimento de remuneração pela Diretoria Administrativa, a popular “ajuda de custo”  (Logo no 1º mandato isso foi abolido do estatuto), o Demonstrativo Financeiro que é afixado no quadro de avisos das agências periodicamente, o cartão de aniversário e o relatório de atividades que é publicado no Jornal do Sindicato. A participação nos fóruns de debates e deliberações do movimento sindical bancário e o investimento na formação sindical também são destaques.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram