Bancários da Gecex protestam em Blumenau contra reestruturação do BB

Manifestação teve distribuição de carta aberta aos clientes

Os funcionários do Banco do Brasil lotados na Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior (Gecex) em Blumenau (SC) fizeram uma paralisação nesta quarta-feira (26) e se manifestaram em frente ao prédio central, com camisetas personalizadas e panfletagem denunciando à sociedade a reestruturação anunciada pela direção do BB.

O Sindicato dos Bancários de Blumenau e a Fetec-SC distribuíram carta aberta aos clientes, mostrando que “um banco que lucra e que não respeita os seus funcionários também não respeita os seus clientes”.

Segundo o material, a atitude do BB de extinguir o Setor Operacional da Gecex Blumenau, envolvendo diretamente 40 empregados, indiretamente 37 do Setor Negocial, e outros 300 empregados da praça, que de alguma maneira serão afetados pelos reflexos desta reestruturação, é preocupante, haja vista que a presidenta Dilma Rousseff, quando candidata à reeleição, direcionou carta aos trabalhadores dos bancos públicos federais, reafirmando “o compromisso com o diálogo e com a valorização dos funcionários dos bancos federais”.

“O Banco do Brasil vem criando um clima de terror entre os funcionários da Gecex para forçá-los a se retirarem do setor que pretende desmontar. A prática procura tirar dos ombros da instituição a responsabilidade pelos prejuízos que serão causados ao funcionalismo, como transferências compulsórias e redução de salários”, denunciam as entidades.

A Gecex conta com profissionais competentes em comércio exterior, o que mostra o despreparo da atual gestão do BB ao desmontar essa estrutura em Blumenau, com a transferência desses profissionais para cidades como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, onde o custo de vida e a mobilidade urbana criam dificuldades para o desempenho desta atividade tão importante para os clientes no estado de Santa Catarina.

Uma agência, como a Gecex, que lida com comércio exterior, com talentos altamente capacitados, responsável por uma fatia importante do lucro do banco, deveria ser mantida e valorizada.

O slogan “bom para todos” fica só na publicidade, pois há algum tempo o banco vem reestruturando setores que têm levado a um aumento do resultado e do lucro, exigindo que os funcionários façam mais com menos.

Blumenau, como também todo o Estado, terá redução do recolhimento de impostos na área de Comércio Exterior com a transferência da Gecex, única no Estado, para cidades de outros estados.

Neste momento, os empregados do Setor Operacional da Gecex terão que ir disputar com diversos outros colegas do País por uma vaga e pela manutenção na função. Caso contrário, ficarão à mercê do Banco, lembrando ainda que seus cônjuges já têm emprego na cidade, assim como os filhos matriculados nas escolas do município, além de toda atividade social já consolidada.

Além dos prejuízos de locomoção e financeiros, o maior prejuízo é psicológico e moral. Afinal, essa atitude do banco fará com que as pessoas tenham que mudar totalmente as suas vidas e as da família, sendo que a maioria dos funcionários terá que deixar suas famílias para ir trabalhar em Curitiba durante a semana, retornando a Blumenau para passar o fim de semana, além dos riscos nas estradas.

“Nós repudiamos totalmente a postura do BB. Por isso, acontece hoje em todo o País o Dia Nacional de Protesto, com mobilizações e paralisações nas Gecex, para barrar esse processo, de reestruturação, assim como estão sendo tomadas as medidas jurídicas necessárias”, enfatiza o documento do Sindicato e da Fetec-SC.

As diretorias do BB precisam realmente demonstrar interesse em relação ao tratamento com seu funcionalismo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram