Bancários da Caixa em Pernambuco dão trégua para negociação

A agência Prazeres, da Caixa Econômica Federal funcionará normalmente nesta terça-feira 11. O retardamento da abertura, definida em assembléia no Sindicato dos bancários de Pernambuco na semana passada, foi suspenso, por decisão dos trabalhadores da unidade. O Sindicato decidiu respeitar a decisão, e aguardar a resposta do banco, prevista para hoje, sobre negociação em curso em torno dos dias parados na greve encerrada em 24 de outubro. Nesta terça, a direção visita a agência Teatro Marrocos – definida como alvo de retardamento de abertura na quarta, 12 -, para conversar com os trabalhadores sobre a manutenção ou não da atividade.

Na última sexta 7 a Caixa se negou a revogar a circular que trata do assunto. Mas aceitou incluir o dia 24 de outubro no cronograma de compensação, para as bases que estenderam a greve até esta data. Informou, ainda, que não descontará as horas remanescentes depois do período de compensação definido. Exige, no entanto, que seja cumprido um rigoroso cronograma, definido unilateralmente pelas chefias. Os bancários querem que a compensação seja feita dentro dos trâmites legais, e de forma combinada entre os trabalhadores e gestores de cada unidade.

A comissão de empregados apresentou contraproposta para alterar a redação da Circular 107/08, na qual o banco desconsidera acordo assinado, que previa o não desconto dos dias de greve que não for possível compensar até 16 de dezembro; fere a legislação ao desrespeitar a jornada de trabalho bancário, que é de 30 horas semanais – seis horas de segunda a sexta-feiras; e ignora outros compromissos assumidos em mesa de negociação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram