Após ação do sindicato, Cerest interdita agência do Santander de Blumenau

Unidade só poderá ser reaberta após apresentar laudo comprobatório de desinfecção e higienização, conforme exigências do protocolo municipal

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião de Blumenau (Cerest) interditou a agência do banco Santander no bairro Garcia, em Blumenau, na manhã desta sexta-feira (29). O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região esteve presente e acompanhou toda a fiscalização.

De acordo com os fiscais do Cerest que fizeram a autuação, a agência só poderá reabrir após o banco proceder a higienização e desinfecção do local de acordo com o protocolo municipal e o órgão retornar para realizar nova vistoria no ambiente. “Vamos deixar o auto de interdição, indicando diversas exigências que o banco deverá atender. Somente depois que comprovarem que cumpriram essas exigências a unidade estará liberada para abrir”. Após realizar o serviço de higienização e desinfecção da agência, o banco deverá apresentar ao Cerest um laudo onde deve constar, entre outras informações, os produtos químicos e procedimentos que foram utilizados na higienização.

Além disso, conforme o Cerest, todos os trabalhadores que estiveram na agência, desde aqueles que já estão em quarentena e também os que foram trazidos para trabalhar posteriormente, incluindo vigilantes e profissionais do serviço de limpeza, deverão fazer o teste de Covid-19.

Caso o banco não cumpra a determinação, o Cerest poderá entrar com uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho.

Em uma pesquisa realizada pelo Sindicato na quinta-feira (28), constatou-se que a desinfecção necessária no local custaria apenas R$ 290,00. Valor este, que o banco Santander não se mostrou, até o momento, disposto a investir para preservar a saúde dos seus funcionários e clientes.

O presidente do sindicato, Edson Luiz Heemann, afirmou que a entidade continuará acompanhando o caso e repudia a atitude do Santander. “É lamentável que o banco tenha que passar por uma interdição para que seja cumprido um protocolo tão simples, porém tão importante para a preservação das vidas das pessoas. Por outro lado, é satisfatório ver a resposta imediata do Poder Público em defesa da saúde dos trabalhadores”.

Entenda o caso

A agência do Santander do bairro Garcia, em Blumenau, foi fechada no último dia 22 (sexta-feira passada), após uma bancária testar positivo para Covid-19. Ela e todos os demais trabalhadores da agência foram colocados em quarentena. Porém, na quarta-feira (27), o banco reabriu a agência com funcionários de outras unidades sem que tivesse sido feita a devida higienização e desinfecção da agência. O sindicato, então, desde o dia 27, manteve seu manifesto em frente ao banco com o objetivo de evitar eventual contaminação de clientes e dos trabalhadores que frequentam a unidade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram