Acordo aditivo garante novas conquistas aos funcionários do BNB

Documento foi assinado em Fortaleza (CE), nesta segunda-feira (26)

Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) garantiram nesta segunda-feira (26), importantes conquistas com um aditivo ao acordo coletivo. O termo foi assinado na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, entre a direção do Banco e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que foi assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.

O aditivo garante a redução da jornada para pais de filhos com deficiência, fruto da mesa de negociação permanente entre as entidades e o Banco, entre outras demandas. A partir de agora, especialistas técnicos ou especialistas bancários de tecnologia da informação  (TI) que ficarem de sobreaviso, nos períodos fora de sua jornada normal de trabalho, também terão assegurado o pagamento de adicional de sobreaviso equivalente a um terço das horas do salário contratual. O acordo foi aprovado em assembleia realizada no dia 22, de forma virtual, com o apoio de 98,48% dos participantes em todo o país.

Representantes do BNB e dos funcionários e funcionárias no ato de assinatura do aditivo, em Fortaleza, na segunda-feira (26)

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou a importância dos direitos garantidos nesse aditivo. “Estamos fazendo o que é preciso fazer da maneira mais adequada”, disse. O vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, ressaltou que esse é o primeiro aditivo assinado nesse sentido, destacando a redução da jornada. “Essa é uma conquista da mesa de negociação e deve ser muito valorizada, pois é importante para toda a representação dos funcionários”.

A integrante da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Carmen Araújo, lembrou que “há muito tempo negociamos a redução da jornada de pais e mães com crianças com deficiência, e essa foi uma conquista muito relevante para todos funcionários e funcionárias. Na questão do sobreaviso, que agora passa a atender ao pessoal da TI, com certeza vai voltar a ser discutido na mesa de negociação para atender a outras áreas que também precisam desse benefício”.

Além da assinatura do aditivo foi instalada também a Comissão Paritária para rediscutir o Plano de Cargos e Remuneração (PCR), que é outra conquista da mesa permanente de negociação. Para a comissão, foram indicados os funcionários João Batista e Luana Araújo, pelo BNB, e os sindicalistas Carmen Araújo (CE) e Robson Araújo (PB), pela Contraf-CUT/Comissão Nacional.

Fonte: Seeb/CE e Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram