A ordem é fortalecer a greve! No Ceará foram fechadas 419 agências neste 14º dia de paralisação

Nesta segunda-feira (19), a greve dos bancários entrou no seu 14º dia com adesões cada vez mais fortes. Hoje foram fechadas 419 agências em todo o Estado, sendo 223 em Fortaleza e 196 no Interior, que dá um percentual de paralisação de 74,56% do total. Os principais corredores bancários da capital estão sendo fechados pelo movimento paredista.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, a expectativa é de que a greve continue a crescer. “Os patrões e o governo não tem tido o devido respeito às nossas reivindicações. Queremos mais empregos, saúde e segurança, remuneração, igualdade de oportunidades e condições de trabalho”, disse.

“Nos bancos privados, a adesão é crescente. Os bancários estão cada vez mais organizados e unidos mostrando sua força à Fenaban para pressionar por uma proposta digna. A ordem é fortalecer a greve para conquistarmos nossas reivindicações”, avaliou o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Ribamar Pacheco.

Sobre o papel social dos bancos, o diretor do Sindicato, Marcos Saraiva destaca: “hoje, o empregado de banco público mais parece um comerciante: tem que vender seguro, cartão etc, para cumprir metas absurdas, quando na verdade, o papel do banco público é fomentar o desenvolvimento e o crescimento do País”, disse.

Modelo rejeitado

O modelo de reajuste abaixo da inflação com abono proposto pela Fenaban, foi rejeitado pela categoria, por unanimidade, nas assembleias, e levou à greve em todo o País.  Os bancários querem ganhos nos salários, na PLR, nos vales, no auxílio-creche babá. Querem respeito aos empregos, condições de trabalho decentes, sem assédio moral ou metas abusivas.  Pelos altos lucros obtidos este ano pelos cinco maiores bancos no País, só no primeiro semestre foi de R$ 30 bilhões, mostra que têm todas as condições de atender as reivindicações da categoria.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram