COMITÊS DE LUTA DOS BANCÁRIOS

O que são os comitês

Os Comitês de Luta dos Bancários são grupos de ativistas sociais organizados em diversas localidades do país, criados para ampliar o diálogo com a categoria bancária e toda a sociedade brasileira sobre o Brasil que a gente quer e atuar em defesa dos direitos de todos os cidadãos e da democracia.

O que são os comitês

O objetivo dos comitês é debater temas de interesse dos bancários e propagar políticas de inclusão social, de combate à fome e à miséria e atuar contra fake news, além de criar ações de solidariedade, como arrecadação e distribuição de alimentos para pessoas que estão sofrendo com a crise econômica, social e política na qual o país se encontra. Os Comitês de Lutas dos Bancários, criados em todo o Brasil, precisam ser cadastrados pelo e-mail [email protected], passando o nome do Comitê e do(s)/da(s) representante(s), além de e-mail e telefone para contato.

Ação permanente

Neste ano, as ações dos Comitês de Luta dos Bancários contribuirão para a reconstrução do Brasil que a categoria quer, um país que tenha respeito e compromisso com a classe trabalhadora.

Ação permanente

Os comitês, individual e coletivamente, precisam pensar em estratégias para manter a atuação permanente e funcionar, mais ou menos, como as comissões de fábrica, com atuação social e debates nos locais onde estão instalados, levando em conta a conjuntura e a realidade de cada localidade.

Brigadas digitais

Além dos Comitês de Luta, também estão sendo criadas Brigadas Digitais, com a mesma finalidade, mas com ações somente nas redes sociais. Estas brigadas devem ser cadastradas na página https://brigadasdigitais.com.br/, para que possam receber instruções e informações que permitam o combate às notícias falsas e a propagação de informações corretas.

Brigadas digitais

Além dos Comitês de Luta, também estão sendo criadas Brigadas Digitais, com a mesma finalidade, mas com ações nas redes sociais. Estas brigadas devem ser cadastradas na página https://brigadasdigitais.com.br/, para que possam receber instruções e informações que permitam o combate às notícias falsas e a propagação de informações corretas.
Brigadas digitais

Como formar um comitê

Alguns passos são fundamentais para a formação e estruturação de um Comitê de Luta. Conheça o caminho a ser seguido:

Reunir
Reunir, presencial ou virtualmente, com bancários e ativistas da base territorial e eleger os(as) representantes, que criarão grupos nas redes sociais e serão os responsáveis pela organização e pela divulgação das agendas de atividades
Definir
Definir a forma de atuação do Comitê de Luta dos Bancários e sua abrangência, podendo ser por base territorial do sindicato, por banco ou por local de trabalho, como agência ou departamento, ou ainda temático. Exemplo: Comitê dos Bancários de Campinas, Comitê dos Bancários do Banrisul de Porto Alegre, Comitê dos Bancários do Sede 1 de Brasília, Comitê dos Bancários da Ag. Central do Bradesco de São Paulo, Comitê dos Bancários do Basa de Belém, Comitê dos Bancários do BNB do Ceará e Comitê de Luta pelo Combate ao Racismo do Rio de Janeiro.
Comunicar
Comunicar à Coordenação Geral Nacional dos Comitês de Luta dos Bancários, pelo e-mail [email protected], a criação do comitê local, incluindo o(s) nome(s) do/das responsável (veis) e seu(s) telefone(s) de contato e e-mail(s).
Anterior
Próximo