Bancários de Campinas se mobilizam em defesa do Saúde Caixa

No Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Saúde Caixa, hoje (20 de junho), o Sindicato realizou reuniões em Campinas (agência Centro) e Indaiatuba para discutir com os empregados da Caixa Federal o futuro do plano de saúde. O Dia de mobilização foi aprovado no 34º Conecef, realizado nos dias 7 e 8 deste mês de junho, em São Paulo, que referendou a Campanha “Saúde Caixa: eu defendo”, lançado em Campinas no último dia 24 de maio.

O Saúde Caixa está sob ataques, que visam tão somente reduzir custos. O primeiro deles ocorreu em janeiro do ano passado, quando a Caixa Federal elevou o custeio dos empregados, de forma unilateral. Já no início deste ano, mais especificamente no dia 19 de janeiro, o estatuto foi alterado, estabelecendo teto de gastos da Caixa Federal com o plano de saúde (6,5% da folha de pagamento). Para completar os ataques, no último dia 26 de janeiro foram publicadas as resoluções da Cgpar (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União), visando reduzir ainda mais os gastos das empresas públicas.

O modelo de custeio do Saúde Caixa, em vigor desde 2004, estabelece que a Caixa Federal é responsável por 70% das despesas assistenciais e os empregados respondem pelo restante (30%).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram