Vila Velha: Bancários protestam contra retirada de contas do Banestes

Bancários e servidores da Prefeitura de Vila Velha protestaram, na manhã desta segunda-feira (28), contra a transferência das contas-salário municipais do Banestes para o Banco do Brasil. A manifestação foi realizada na Avenida Champagnat, no Centro do município, para mobilizar a população contra a decisão do prefeito Max Filho de vender a folha de pagamento. O protesto foi promovido pelo Sindicato dos Bancários/ES em conjunto com o Sinfais (Sindicato dos Servidores e Funcionários Ativos e Inativos da Câmara e da PMVV).

“Temos de denunciar para a população essa ação autoritária do prefeito Max Filho que contribui para uma estratégia de enfraquecimento do Banestes, abrindo caminho para a privatização do banco”, explicou o diretor do Sindicato dos Bancários, Flávio Teixeira. Na avaliação da entidade, o fato de o governador Paulo Hartung não ter cumprido seu compromisso de enviar para a Assembléia Legislativa a proposta de emenda à Constituição Estadual para recuperar o texto que vetava a venda do Banestes também é um fator que deixa o banco vulnerável à privatização.

Os bancários mostraram para a população de Vila Velha a importância de fortalecer o único Banco do Estado. “Outros bancos não têm compromisso com o desenvolvimento regional e nem fazem investimentos sociais”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão). E continuou: “A direção do Banco do Brasil está adotando uma política de mercado que desvia o BB da sua função social. Além disso, o Governo Lula não aumentou a lotação de pessoal nas agências antes de assumir as novas contas, o que provoca sobrecarga de trabalho para os bancários do BB”.

Transtornos

Muitos servidores apoiaram a manifestação. “O Banestes tem mais caixas eletrônicos nos bairros de Vila Velha”, disse um servidor da Secretaria de Meio Ambiente. E complementou: “Depois de tanto tempo de relacionamento, os funcionários do banco já conheciam a gente e era mais fácil resolver qualquer problema”, disse.

“Hoje em dia, o comércio só aceita cheque de contas abertas há mais de um ano. Como vou fazer para aceitarem meu cheque de uma nova conta?”, questionou uma servidora da Secretaria de Fazenda, que tem conta no Banestes há 23 anos. Outra servidora da mesma secretaria acredita que perderá as facilidades na contratação de empréstimos, pois possui conta no Banestes desde 1990.

“O prefeito Max Filho agiu de forma autoritária. Ele toma decisões que afetam a vida dos trabalhadores sem nos consultar”, disse o presidente do Sinfais, José Carlos Siqueira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram