Vereadores de Caxias do Sul são contrários à abertura do capital da Caixa

A Contraf-CUT recebeu nesta terça-feira (3) ofício da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), com uma cópia da “Moção de Contrariedade em razão das notícias sobre a possível abertura do capital da Caixa Econômica Federal”. O texto, de autoria do vereador Pedro Incerti, do PDT, (foto) foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária da Comissão Representativa, ocorrida no último dia 27 de janeiro.

Consta na moção enviada pelo presidente da Câmara, vereador Flávio Cassina, que a Caixa representa “um importantíssimo instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da sociedade brasileira, sobretudo das classes mais necessitadas, e que privatizá-la seria o fim como banco público”.

“Retirar qualquer parcela do capital da Caixa e repassá-la para a iniciativa privada certamente representaria o fim do inestimável papel social que vendo perpetrado ao longo das décadas por essa instituição”, destaca o documento.

“Tal medida representaria um duro golpe ao povo brasileiro, uma traição àqueles que nas últimas eleições presidenciais foram às urnas convencidos pelas promessas da campanha da presidenta Dilma Rousseff de que os bancos públicos seriam totalmente preservados de qualquer plano nesse sentido”, enfatiza a moção.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, elogia a iniciativa do vereadores caxienses, afirmando que “isso reforça a luta dos bancários em defesa da manutenção da Caixa como empresa 100% pública”. Além disso, “deve servir de estímulo para que outras câmaras municipais se manifestem igualmente contra essa proposta descabida e prejudicial ao fortalecimento da Caixa”.

A moção também foi encaminhada à presidenta Dilma, ao presidente da Caixa, Jorge Fontes Hereda, e ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, entre outros, bem como para diversas entidades, dentre elas o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, a Fetrafi-RS, a Contec e as centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical, NCST, CSB e UGT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram