Valor: Banco Santander prepara oferta de ações no Brasil

Valor Econômico
Vanessa Adachi, de São Paulo

O Banco Santander S.A., resultante da fusão do Santander com o ABN AMRO Real, prepara-se para fazer uma oferta de ações bilionária na bolsa brasileira no segundo semestre, a partir de setembro. O objetivo é reforçar a estrutura de capital do grupo Santander, o maior banco em valor de mercado da zona do euro e também o maior da América Latina. No Brasil, o Santander é o terceiro maior banco privado.

Além do próprio Santander, o Bank of America Merrill Lynch e o Credit Suisse serão os coordenadores da oferta, que também contará com a participação do UBS. Procurado, o Santander Brasil comunicou que não comentaria a informação.

O tamanho da oferta ainda não está fechado, mas, segundo informações que circulam no mercado financeiro, poderia ficar entre R$ 4 bilhões e R$ 6 bilhões. Alguns analistas consideram que a operação poderia ser até maior. Embora o Santander tenha um pequeno volume de ações em bolsa, remanescentes do Banespa, comprado em 2000 pelos espanhóis, a operação está sendo tratada como uma abertura de capital.

A princípio, a oferta seria primária, ou seja, constituiria um aumento de capital da filial brasileira. O dinheiro, portanto, entraria no caixa do banco no Brasil e contribuiria para permitir uma ampliação das operações de crédito no mercado local. No caso de uma oferta secundária, com venda de parte das ações já existentes e detidas pelo Grupo Santander, o dinheiro captado iria para o caixa da matriz na Espanha.

A oferta ajudará a fortalecer a estrutura de capital do grupo, que está sob atenta observação dos investidores. No dia 9, o banco anunciou na Espanha uma operação de troca de dívidas com valor total de ? 9,1 bilhões para melhorar seu balanço patrimonial. Uma oferta no mercado de ações brasileiro faz sentido porque os bancos brasileiros são negociados atualmente em bolsa a múltiplos superiores aos dos bancos da Europa e Estados Unidos, o que torna a captação barata em termos relativos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram