UNI Américas Finanças discute aliança em defesa dos bancos públicos

A UNI Américas Finanças realiza na próxima semana a primeira reunião para a criação de uma Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos. O encontro ocorre na terça e quarta-feira, dia 25 e 26, em Buenos Aires.

“Desde a Conferência da UN Américas Finanças, onde foi aprovado o plano de ação, um dos nossos desafios é construir e desenvolver políticas na região em defesa dos bancos públicos, responsáveis pela promoção do desenvolvimento econômico e social em diferentes países”, afirma o diretor regional da UNI Américas Finanças, André Rodrigues.

Para ele, “discutir o papel desempenhado pelos bancos públicos nas economias da região e o seu papel no sistema financeiro é a chave para começar a organizar esse importante setor”.

“Muitas empresas estatais foram privatizadas durante os anos 90, no auge dos governos neoliberais no continente. Por isso, a troca de experiências e organização dos trabalhadores de bancos públicos, que permanecem atuando na América Latina, é fundamental para fortalecer essas instituições, ampliar o acesso ao crédito e estimular o desenvolvimento dos povos com mais empregos e distribuição de renda”, ressalta o presidente da Contraf-CUT e vice-presidente da UNI Américas Finanças, Carlos Cordeiro.

Uma delegação brasileira, formada por dirigentes sindicais de bancos públicos, participará da reunião, onde deverá ser discutido e aprovado um documento preliminar.

> Clique aqui para ver a programação.

“Trata-se de uma reunião importante para definir estratégias de ação conjunta e reforçar a atuação do movimento sindical em defesa dos bancos públicos”, conclui o secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Mário Raia.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram