Última semana para responder ao questionário do Mapa da Diversidade

Essa é a última semana para que os bancários e bancárias respondam ao questionário do Mapa da Diversidade. A Contraf-CUT orienta seus sindicatos a organizarem um novo arrastão nas agências, orientando os trabalhadores e esclarecendo suas dúvidas. Os questionários estão disponíveis no site da Febraban até o dia 6, sexta-feira (clique aqui para acessar ou digite www.febraban-diversidade.org.br).

O prazo original se encerrou no dia 23 de maio, mas foi prorrogado a pedido da Contraf-CUT. A intenção foi garantir que o maior número possível de trabalhadores tenha a chance de participar da pesquisa. “Esse é o prazo final, não acreditamos que seja possível uma nova prorrogação. Assim, precisamos fazer todo o esforço possível para que a pesquisa seja a mais representativa possível da realidade do setor bancário no que diz respeito a discriminação por gênero, raça ou contra pessoas com deficiência”, afirma Arlene Montanari, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT. Material específico sobre o Mapa da Diversidade está disponível no site da confederação, na sessão Downloads (acesso restrito).

O Mapa da Diversidade ajudará o movimento sindical a formular políticas claras de combate à discriminação, além de, junto com o Ministério Público do Trabalho, cobrar ações efetivas dos bancos. “O Mapa será uma conquista histórica da categoria no que se refere à mobilização e organização, principalmente no campo da Diversidade, e cada bancário e dirigente sindical tem a chance de participar”, afirma Arlene.

O Mapa da Diversidade é uma ação da Febraban em resposta a antigas reivindicações dos trabalhadores bancários e de outros setores da sociedade. O sigilo dos dados está garantido pela metodologia adotada na pesquisa, que conta com assessoria técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), recomendado pela Contraf-CUT. As respostas individuais serão enviadas diretamente para a Febraban, onde serão trabalhadas. Os bancos só terão acesso aos dados consolidados, que não identificam individualmente os bancários, evitando possíveis represálias por parte dos gestores e garantindo a segurança dos trabalhadores.

Unibanco: decepção

Durante a coleta do Mapa da Diversidade, uma das maiores ações já realizada conjuntamente entre banqueiros e trabalhadores, os patrões mostram que não perderam os maus hábitos. O Unibanco publicou recentemente na imprensa um anúncio divulgando a abertura de inscrições para seu programa de formação para o cargo de gerente-geral. A “gafe” ocorre na imagem escolhida para ilustrar o anúncio: uma gravata, acessório de vestuário tipicamente masculino. “O fato mostra como está enraizada entre os gestores do Unibanco a idéia de que os cargos de chefia devem ser ocupados por homens”, avalia Arlene. “O pior é que não temos dúvida de que esse tipo de concepção é o mesmo em todos os outros bancos. É exatamente esse tipo de imagem que o Mapa da Diversidade visa combater”, esclarece.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram