Tributação e desigualdade no Brasil em debate nesta terça-feira (3)

Atividade faz parte do ciclo de formação sobre “Desenvolvimento, novas desigualdades e Justiça Fiscal no Brasil”, promovido pelo Instituto Lula e a Campanha Tributar os Super-Ricos

O quarto encontro do ciclo de debates formativos sobre “Desenvolvimento, novas desigualdades e Justiça Fiscal no Brasil”, organizado pelo Instituto Lula, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e as demais entidades coordenadoras da campanha “Tributar os Super-Ricos”, será realizado nesta terça-feira (3/8), a partir das 19h30.

“A tributação no Brasil atinge, proporcionalmente, muito mais os mais pobres do que os mais ricos. Isso é um dos motivos que fazem com que a desigualdade socioeconômica não apenas persista, mas se aprofunde e crie obstáculos para o desenvolvimento econômico sustentável e distributivo. Queremos mostrar esta realidade de forma clara e direta para ajudar os participantes entendê-la e, desta forma, conseguir retransmitir tais informações aos seus grupos de influência”, explicou Maria Raia, secretário de Assuntos Socioeconômicos da Contraf-CUT, uma das entidades coordenadoras da Campanha Tributar os Super-Ricos, que, em parceria com o Instituto Lula, promoverá o ciclo de debates.

Os diretores do Instituto Justiça Fiscal (IJF), Paulo Gil Holck Introíni e Rosa Chieza, foram convidados para contribuir com as reflexões sobre Tributação e desigualdade no Brasil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas. Os interessados em obter o certificado devem preencher os formulários de presença e realizar as atividades que devem ser entregues até 18 de outubro. O formulário está disponível no link bit.ly/ciclojusticafiscal.

As aulas remotas acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, até 28 de setembro de 2021 e as transmissões, além do Facebook da Contraf-CUT, serão pelas redes do Instituto Lula, e pelo Facebook da campanha Tributar os Super-Ricos e demais entidades que fazem parte da campanha.

Além de acompanhar os debates, os inscritos podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), realizar leituras, atividades e, ao final, ter direito a certificação. O curso soma 50 horas de atividades híbridas, sendo 22 horas síncronas e 28 horas assíncronas.

CRONOGRAMA

13/07 – Encontro de abertura: Dilma Rousseff (já realizado)

Fundamentos da desigualdade
20/07 –
Desigualdade e Distribuição de Renda no Brasil: Jorge Abrahão e Juliane Furno (já realizado)
27/07 – Estado e Desenvolvimento no Brasil – Dênis Maracci Gimenez e Eduardo Costa Pinto (já realizado)
03/08 – Tributação e desigualdade no Brasil – Paulo Gil Holck Introíni e Rosa Chieza

Transformações da Sociedade Contemporânea
10/08 –
Novos negócios e sociedade de serviços: Cássio da Silva Calvete
17/08 – Mudanças na sociedade do trabalho e na estrutura de classes: Marilane Teixeira e Adalberto Cardoso
24/08 – O aprofundamento das desigualdades: Pedro Abramovay
31/08 – Geopolítica internacional: o que muda com a emergência de novos atores globais?: Elias Jabour e Neusa Bojikian

Desafios Imediatos e Estratégicos
14/09 –
O desenvolvimento econômico e social sob novos paradigmas: Cristina Reis e Gabriel Rossini
21/09 – Como superar as desigualdades no Brasil? Roberto Amaral e Regina Camargos
28/09 – Os caminhos e desafios para a justiça tributária: Dão Real Pereira dos Santos e Marina Marinho

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram