Trabalhadores definem ações conjuntas em defesa dos bancos públicos

Rede de Comunicação dos Bancários
Jair Rosa/Seeb São Paulo

A realização de uma jornada em defesa dos bancos públicos, com a visita de parlamentares em Brasília para exigir a defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores e a realização de Dia Nacional de Luta em 28 de agosto (Dia do Bancário), foram algumas das deliberações dos delegados que participaram da mesa temática “Bancos regionais e fusões”.

O debate, que foi iniciado com a apresentação da economista do Dieese Ana Quitéria Martins, e contou com a participação de bancários da Nossa Caixa, Banrisul, Besc, BRB, Banese, BEP, Banestes entre outros definiram também a criação de um fórum permanente de debate para a troca de informações sobre as instituições.
Segundo Raquel Kacelnikas, funcionária do Banco Nossa Caixa e que coordenou o debate, a troca de informações entre os trabalhadores foi importante para traçar a realidade de cada local. “Todos os trabalhadores têm uma preocupação em comum, manter os empregos, os direitos e a manutenção do banco público”, destacou.

Outra definição foi o empenho pela regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal que trata do sistema financeiro nacional com a inclusão de cláusula destinada especificamente sobre o papel do banco público.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram