Trabalhadores de todo o Brasil param contra perda de direitos trabalhistas

Movimentos de esquerda se uniram para 1º de maio de luta de 2015

Os trabalhadores de todo o Brasil cruzarão os braços nesta sexta-feira (29) no Dia Nacional de Luta, convocado por seis centrais sindicais – CUT,CTB, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical, Nova Central e UGT -, como forma de demonstrar a insatisfação dos trabalhadores brasileiros com o projeto da terceirização, além da perda de outros direitos trabalhistas.

O projeto 4330 foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, agora, está na pauta de votação do Senado Federal, com nova nomenclatura e numeração – Projeto de Lei na Câmara 30 (PLC 30) -, mas o mesmo conteúdo.

O PLC 30 prevê a ampliação da terceirização e, até, a quarteirização da mão de obra, o que precariza as relações de trabalho, diminuindo direitos dos trabalhadores.

A paralisação é também uma resposta às medidas provisórias 664 e 665, aprovadas essa semana no Senado, como parte dos ajustes fiscais anunciados pelo governo, em 2015. A manifestação também defende a democracia.

Os bancários vão paralisar as atividades em diversos pontos do País. Em São Paulo, por exemplo, a categoria concentrará as atividades nas Regionais Paulista e Centro, com fechamento de agências e concentrações nestas áreas para discutir com a população o quanto a terceirização é maléfica para todos os trabalhadores.

Já o Sindicato dos Bancários de Sergipe promove um ato público no Calçadão da João Pessoa, em frente ao antigo Bingo Palace, Centro Comercial, a partir das 8 horas.

No Rio, a manifestação será organizada pela CUT regional. Foi proposto que cada sindicato cutista leve para o protesto, no mínimo, dez ativistas e dirigentes. A CUT decidiu colorir de vermelho a área da Cinelândia, no centro do Rio, a partir das 15h.

Nesta sexta-feira, o site da Contraf-CUT estará divulgando todas as atividades bancárias pelo País. Os sindicatos interessados podem enviar releases, informações e fotos para o [email protected].

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram