Trabalhadores de diversos setores fazem protesto contra tentativa de intervenção da OAB-PE

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará um ato de repúdio contra à Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco, na próxima quarta-feira (5), às 15h, em frente à Caixa Econômica Federal – Marrocos, bairro de Santo Antônio. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3), em assembleia que reuniu mais de 200 bancários e recebeu o apoio de mais de 30 entidades sindicais e demais movimentos sociais, como de mulheres, juventude e negros.

A solidariedade de classe reforça a luta dos bancários, que chegam aos 28 dias de greve nacional com mais de 90% de adesão no Estado. Entre as entidades presentes na assembleia que decidiu pela realização do ato, se destacam a Contraf, CUT, Frente Brasil Popular, CTB, Levante Popular da Juventude, ABRAT e MST.

A unidade dos trabalhadores em defesa da legitimidade da greve e em repúdio à OAB Secção Pernambuco ocorre após uma série de investidas jurídicas que tentaram enfraquecer a luta da categoria. Nesta segunda-feira o Sindicato obteve uma conquista jurídica, quando a Justiça do Trabalho negou pedido de prisão contra a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, requerido pela OAB-PE. 

"A resistência é a nossa palavra de ordem. Eles não querem o modelo de ganho real. Mas, vamos continuar lutando. Eu iria presa se fosse necessário, mas nunca trairia essa categoria que decidiu em assembleia iniciar uma greve por tempo indeterminado", afirmou Suzineide Rodrigues. 

Frente aos desafios postos para a categoria bancária em Pernambuco, a direção da Contraf-CUT esteve representada na assembleia, apresentando um panorama da greve no país. "Esta não é apenas uma greve por índice. Mas, é a resistência dos trabalhadores. Temos uma greve de ponta a ponta no Brasil, com mais de 13 mil agências paralisadas. Estou emocionado pela unidade social dos lutadores de Pernambuco", destacou Carlos de Souza, secretário-geral da Contraf-CUT.

Segundo Carlos, foi fundamental o ato de solidariedade construído pelos movimentos sociais, não só pelo apoio à companheira Suzineide, mas para todos os bancários e bancárias de Pernambuco. “Não se trata apenas de um ataque à nossa campanha salarial, mas um ataque que envolve um processo conjuntural de um governo golpista, associado a uma estrutura de poder financeiro, que é a Fenaban, que se organizam para tentar derrotar os trabalhadores e derrotar a grande categoria em greve neste segundo semestre. Então, a tentativa de prisão da companheira Suzi é mais uma consequência deste movimento, onde os trabalhadores são atacados por este governo golpista e também pelas entidades que o apoiam. Por este motivo, é um absurdo que a OAB se preste a este papel. A nossa resposta é a organização dos trabalhadores. A companheira Suzineide foi uma guerreira, demonstrou muita coragem e todos os bancários e bancárias de Pernambuco estiveram ao lado dela, incluindo a Contraf-CUT, que não poderia fazer diferente”, ressaltou.   

Os representantes de classe dos trabalhadores de diversos setores ressaltaram a necessidade do enfrentamento ao golpe que está em curso no País e o combate à retirada de direitos. Além disso, destacaram a importância da mobilização dos bancários enquanto referência de luta para as demais categorias e se colocaram à disposição para integrar as próximas atividades políticas.

Conciliação – Uma nova audiência de conciliação foi convocada pelo Tribunal de Justiça do Trabalho, através de despacho da desembargadora Dione Furtado, e será realiza amanhã (4), às 15h30. A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, representará a entidade. Também estão convocados representantes da OAB Pernambuco, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram