Tombini indica Volpon para diretoria do BC e troca Carlos Hamilton por Awazu

Reuters
Flavia Bohone

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira 6 mudanças na composição da diretoria, com a indicação de dois novos nomes, incluindo um oriundo do mercado financeiro, e a saída de Carlos Hamilton Araújo.

Com as mudanças, o número de membros do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros do país, sobe de oito para nove.

Luiz Awazu, que atualmente acumula as diretorias de Assuntos Internacionais e de Regulação, substituirá Carlos Hamilton na diretoria de Política Econômica, informou o BC em comunicado.

A saída de Carlos Hamilton, diretor com perfil mais duro e que estava há cinco anos no posto, já era esperada pelo mercado, uma vez que o diretor há algum tempo vinha mostrando insatisfação com a condução da política econômica.

Awazu, de perfil mais desenvolvimentista, é bastante alinhado com Tombini. Diretor desde 2010, em diversas ocasiões substituiu o presidente do BC em eventos importantes e no dia a dia da autoridade monetária.

Tombini indicou Tony Volpon, atual diretor-executivo e chefe de pesquisas para mercados emergentes das Américas da Nomura Securities International, para o cargo de diretor de Assuntos Internacionais.

Otávio Ribeiro Damaso foi indicado para o cargo de diretor de Regulação. Atualmente, Damaso ocupa a chefia de gabinete e coordena a assessoria econômica do presidente do BC.

Com a indicação de Volpon, o BC passa a ter o primeiro diretor oriundo do setor financeiro privado no governo da presidente Dilma Rousseff.
“(Volpon) é claramente uma voz mais hawkish para o board do Copom, trazendo alguém do mercado, da iniciativa privada como também é o (ministro da Fazenda, Joaquim) Levy… Mas com tanta notícia ruim, não acho que vai ser essa a notícia boa que vai dar uma animada no mercado ou tirar prêmio da curva (de juros)”, disse o economista do Barclays Bruno Rovai.

Após o aumento da taxa básica de juros na reunião do Copom de outubro, logo após a reeleição de Dilma, Volpon divulgou relatório em que mostrava ceticismo em relação à vontade e habilidade da presidente Dilma de apresentar mudanças substanciais na política monetária.

No mês passado, quando seu nome começava a ser especulado para assumir uma diretoria do BC, Volpon divulgou relatório em que considerava as avaliações do mercado muito pessimistas e que uma série de tendências na dinâmica da inflação mostrava que a probabilidade para a convergência para o centro da meta de inflação em 2016 era alta.

Com a mudança na diretoria, o BC informou que o Boletim Regional, que será divulgado na próxima terça-feira em Porto Alegre, será apresentado pelo chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. A previsão anterior era que o documento fosse comentado por Carlos Hamilton.

O BC informou ainda que a reunião trimestral do diretor de Política Econômica com economistas de mercado, inicialmente agendada para a próxima semana, será remarcada em data a ser definida.

Os nomes indicados pelo presidente do BC ainda terão de ser submetidos ao Senado. Até lá, Awazu, que assume imediatamente a diretoria de Política Econômica, permanece à frente da diretoria de Assuntos Internacionais, enquanto o diretor de Fiscalização, Anthero Meirelles, acumula interinamente a diretoria de Regulação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram