Tem início seminário sobre saúde e segurança bancária

Começou nesta terça-feira 22, na sede da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), o seminário organizado pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec/CN), em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília, para discutir saúde e segurança na categoria bancária.

A abertura do evento, que segue até esta quinta-feira 24, contou com a presença da presidente da Fetec-CN, Sonia Rocha; de Matuzalém de Albuquerque, diretor da Fetec-CN e integrante da Comissão de Segurança da Contraf-CUT e da Comissão de Organização do seminário; Alexandre Severo, secretário de Saúde do Sindicato de Brasília; Edjane Araujo, presidente do Seeb/Acre; Leonice de Souza, diretora do Seeb/MT; Roberto Miguel, secretário de Política Sindical da CUT-DF; Chico Vigilante, diretor da CNTV; e Mariomar Teixeira, da Fundacentro/CRDF.

“Foi um ótimo início. Já na abertura ficou claro o quanto o tema da saúde tem a ver com o tema da segurança bancária. Outro fator importante foi o de realizar o evento neste momento, para podermos levar propostas para a Conferência Nacional dos Bancários em São Paulo, neste fim de semana”, afirmou Matuzalém Albuquerque.

Após a abertura, houve debate sobre a realidade do trabalho bancário, ministrado pelo secretário de Saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão. Entre outras questões, ele destacou a atenção que o movimentou sindical tem dispensado ao tema da saúde bancária, que esteve inclusive entre os principais eixos das últimas campanhas nacionais.

Plínio combateu a noção de que os trabalhadores afastados se acomodam e não querem voltar ao trabalho. Ele explicou que, “na verdade, a reabilitação profissional foi sucateada pelo Estado e o INSS não cumpre mais este papel há pelo menos 10 anos”. “O trabalho bancário tem sido uma verdadeira fábrica de LER-DORT. Saúde mental também tem sido um dos principais fatores de doença e afastamento dos bancários. Muitos trabalhadores, mesmo que doentes pedem para que seu benefício do INSS seja cessado para que ele volte ao trabalho e recupere parte do salário que perdeu”, destacou.

O seminário é voltado para dirigentes sindicais bancários da base da FETEC-CN, que inclui Brasília, Mato Grosso, Pará-Amapá, Rondônia, Dourados, Rondonópolis, Acre e Goiás.

Veja a programação de hoje e amanhã:

23 de julho (quarta-feira)

09h00 – Mesa “Condições de Trabalho dos Bancários”
o Ana Magnólia Mendes (Departamento de Psicologia do Trabalho – UnB, Brasília)
10h30 – Coffee-Break
11h00 – Mesa “Psicologia Aplicada à Saúde e Segurança”
o Othon Vieira Neto (FOCCUS – Núcleo de Psicologia Aplicada, São Paulo)
o Leda Gonsalves Freitas (Unversidade Católica de Brasilia)
13h00 – Almoço
14h00 – Mesa “Nexo Técnico Epidemiológico e Fator Acidentário Previdenciário”
o Paulo Cesar de Almeida (INSS – Ministério da Previdência Social)
16h00 – Coffee-Break
16h30 – Mesa “Segurança Bancária”
o Gutemberg S. Oliveira (Fetec-SP)
o Boaventura (CNTV-CUT)
o Ademir (SEEB-Porto Alegre)
18h00 – Encerramento do dia

24 de julho (quinta-feira)

09h00 – Mesa “Legislação Aplicada à Segurança”
o Dr. Adelar Ardele (CGCSP – Polícia Federal)
10h00 – Mesa “Legislação Aplicada à Saúde”
o Dr. Luís Castagna Maia (Assessoria Jurídica de Saúde – SEEBB)
11h30 – Plenária Final
12h30 – Encerramento/Almoço

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram