Só a luta te garante: Campanha Nacional 2016 é lançada no Pará

Nesa quinta-feira (11), o silêncio na fila de espera para atendimento no Bradesco em Icoaraci foi interrompido pelo lançamento oficial da Campanha Nacional (CN) dos Bancários no Pará.

“Sabemos que todo dia essa cena de filas quilométricas, desde cedo, se repetem aqui e em vários outros bancos pelo Pará afora. Sabemos também que alguns clientes e usuários nos culpam pela demora no atendimento, mas estamos aqui para explicar que compartilhamos com vocês da mesma angústia e reclamação. Nós também queremos mais bancários nas agências, queremos a redução das taxas de juros, mais segurança, entre outras reivindicações que vão muito além de melhores salários”, afirma o diretor do Sindicato e empregado do BB, Gilmar Santos.

Gilmar-Santos-no-ato-de-lançamento-da-CN2016-em-IcoaraciCom cartazes nas mãos que denunciavam os principais problemas enfrentados diariamente nas agências bancárias; dirigentes sindicais, que também são bancários, dialogavam com a população que atenta manifestava sua solidariedade e apoio.

“A causa de vocês é justa e sabemos que vocês tendo melhorias naquilo que estão pedindo nós clientes seremos também beneficiados de certa forma com mais contratações. Sonho eu um dia chegar a uma agência e conseguir resolver meu problema no mesmo dia sem ter que esperar tanto”, conta a aposentada Sônia Maria que chegou ao Bradesco antes mesmo de a agência abrir para ser uma das primeiras a receber o benefício e pagar o quanto antes as contas prestes a vencer.

O slogan da Campanha Nacional da categoria esse ano, ‘Só a luta te garante’, revela como tem sido árduo o dia-a-dia do trabalhador e da trabalhadora brasileira diante de tantos ataques e ameaças às conquistas trabalhistas desde quando o governo interino assumiu o poder.

“Os planos de Temer e seus aliados, batizados de ‘Uma ponte para o futuro’ traduz todos os anseios do empresariado. O programa prevê idades mínimas para a aposentadoria, propõe fim do aumento do salário mínimo e cortes na educação e saúde. Não nos resta alternativa a não ser resistir e lutar. Antes de sermos dirigentes sindicais sempre fomos trabalhadores em busca de conquistas para a nossa categoria. Eu sou do campo e lá nossa realidade e tão difícil quanto a da cidade e está ficando cada vez pior desde que o PMDB e sua corja deram o golpe”, critica a presidente da CUT-PA, Euci Gonçalves.

O lançamento da CN 2016 também foi para dentro das agências bancárias. Diretores e diretoras do Sindicato distribuíram informativos para bancários, bancárias, clientes e usuários sobre as principais reivindicações da categoria e o calendário das mesas de negociações coletivas e específicas.

“A Fenaban já está com a nossa minuta em mãos e na próxima semana começam as rodadas de negociação. Esse é o momento de ficarmos atentos e informados, e acima de tudo já começarmos a mobilização no nosso local de trabalho preparando os colegas para uma possível greve que só vai ter efeito se cada um fizer a sua parte, cruzar os braços e enfrentar a ganância dos banqueiros em busca melhores salários e condições de trabalho. Vamos à luta pois a nossa hora chegou!”, convoca a presidenta do Sindicato e empregada do BB, Rosalina Amorim.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram