Sindicatos vão às Câmaras Municipais do Paraná defender emprego no HSBC

Diversos sindicatos de bancários do Paraná iniciaram nesta semana um novo tipo de manifestação em defesa do emprego no HSBC, que anunciou o fechamento das suas operações no Brasil até dezembro de 2016. Os bancários decidiram realizar protestos em Câmaras Municipais do Estado.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, esteve presente, na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Curitiba, para discursar sobre a venda do banco. Essa negociação ameaça sete mil bancários na Capital. Também afeta os cofres da cidade, uma vez que Curitiba recebe R$ 85 milhões por ano do banco inglês, referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS).

Jordão explicou aos vereadores que o negócio com algum banco de bandeira nacional é preocupante. “Este é um momento de apreensão e angústia. Não apenas para os bancários, mas para toda a sociedade paranaense. A saída do banco vai gerar impacto nos trabalhadores diretos do HSBC e também nos indiretos, pois afetará o comércio que fica em volta das grandes concentrações bancárias”, alerta. O presidente afirma que agora é a hora de os sindicalistas de todas as ideologias políticas se unirem.

“O que está em jogo são os empregos e a economia da cidade, do Estado, do País. Independentemente da posição política, temos que nos juntar. O banco não pode, após lucrar por 18 anos, sair sem dar satisfação para todos nós. Conto com¬ o empenho desta Casa para apoiar esta luta”, enfatiza.

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Jean Tumeo Galiano, também usou a tribuna da Câmara para discursar. Elereforçou o pedido de união feito por Jordão. “A linha de pensamento do sindicato vem de encontro com a da associação. Temos que nos unir e não podemos aceitar que o HSBC saia de fininho em um momento de dificuldade criado por eles mesmos. Temos que preservar os nossos trabalhadores”, conclui.

Na segunda-feira (15), foi a vez do Sindicato dos Bancários de Umuarama ir à Câmara Municipal da cidade e utilizar a tribuna livre para fazer a defesa dos empregos dos trabalhadores do HSBC.

A diretora de Finanças do Sindicato, Ana Paula Lorini, discursou para os vereadores e para o público, explicando a situação do banco. O Sindicato atende quatro agências, que, somadas, contam com aproximadamente 30 trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram