Sindicatos do RS lutam por direitos dos trabalhadores das cooperativas de crédito

Sindicatos de bancários de todo o Estado fizeram na manhã desta terça, dia 2, manifestações pelo Dia Estadual de Luta dos Trabalhadores das Cooperativas de Crédito. O objetivo da série de atos públicos promovidos em frente a agências do Sicredi, foi sensibilizar os trabalhadores e evitar a perda de direitos adquiridos pelo segmento, graças às negociações coletivas feitas entre a Federação dos Bancários RS, sindicatos filiados e o Sindicato Patronal.

Entenda o caso

Numa tentativa de desarticular a organização de seus trabalhadores, o Sistema de Crédito Corporativo (Sicredi) incentivou a criação de um sindicato específico para o segmento. Hoje os direitos dos trabalhadores das financeiras e cooperativas de crédito, entre eles a jornada de 6h e a gratificação semestral, estão garantidos pela Convenção Coletiva Estadual. Entretanto, de maneira arbitrária, o Sicredi deixou de cumprir a Convenção em 2009. Com isso, seus trabalhadores deixaram de receber o reajuste e também a Cesta de Páscoa, ambos os benefícios garantidos pela Convenção Coletiva assinada entre a Feeb/RS, sindicatos filiados e Sindfin (sindicato patronal).

Representação legítima

Todas as conquistas obtidas pelos trabalhadores das financeiras e cooperativas de crédito devem-se à inclusão do segmento no ramo financeiro e a sua legítima representação sindical.

“Nós estamos enfrentando mais um ataque à organização sindical e aos direitos dos trabalhadores. O Sicredi encorajou a criação de outro sindicato, que já nasceria sem poder de pressão, para manipular a convenção coletiva. Uma entidade sindical não pode estar ligada ou aliada aos patrões para defender os interesses dos trabalhadores”, afirma o diretor da Feeb/RS, Luiz Carlos Barbosa.

Para o diretor do SindBancários, Antonio Augusto Borges de Borges (Guto) os trabalhadores devem lutar para manter viva a Convenção Coletiva. “Se os trabalhadores quiserem manter seus direitos não poderão aceitar a pressão do Sicredi. A luta coletiva é que garante conquistas. Um sindicato novo, sem história e subordinado aos patrões irá reduzir direitos com certeza”, destaca o sindicalista.

Protestos

Munidos de informativos específicos para os trabalhadores e de carta-aberta para clientes e usuários do Sicredi, dirigentes do SindBancários e da Feeb/RS promoveram um ato público em frente à sede do Sistema, na Avenida Assis Brasil, zona Norte da capital. Já no interior do Estado, ocorreram manifestações em Alegrete, Carazinho, Santa Maria, Santo Ângelo e Vale do Paranhana. Os dirigentes sindicais também concederam entrevistas à imprensa e prestaram esclarecimentos aos clientes.

Campanha Específica

Os materiais impressos distribuídos destacam os slogans: Não Cave sua Própria Cova. Mantenha viva a Convenção Coletiva! Estas são as primeiras peças de uma campanha permanente que será desenvolvida pela Feeb/RS e sindicatos filiados, em defesa dos direitos dos trabalhadores das financeiras e cooperativas de crédito.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram