Sindicatos devem priorizar elei‡äes de delegados sindicais na Caixa

(São Paulo) No próximo dia 31 de maio, encerra-se mandatos da maioria dos delegados sindicais da Caixa Econômica Federal. Deste modo, os sindicatos devem encaminhar processos para eleição de novos representantes em todas as unidades da instituição.

 

De acordo com o calendário sugerido pelo Fórum de Dirigentes Sindicais da Caixa, publicação de edital de convocação de eleição deve ocorrer até 10 de maio de 2006, prazo para inscrições de candidatos de 15 a 19 de maio e eleições, de 23 a 26 de maio. Os novos mandatos compreenderão o prazo de 01/06/2006 a 31/05/2007.

 

Podem votar todos os empregados Caixa lotados na unidade e para ser candidato o requisito é ser sindicalizado. Durante o período de eleição, o dirigente responsável deverá, se possível, coordenar a distribuição e coleta dos votos, de preferência acompanhado de um empregado da unidade, no sentido de dar maior transparência ao processo. O mais votado assumirá o cargo titular ao passo que o segundo colocado ficará na suplência.

 

“Os delegados sindicais representam um papel de extrema importância no que diz respeito à organização nos locais de trabalho”, ressalta o diretor de Bancos Federais da FETEC/CUT-SP, Marcel Barros.

 

Dentre as principais atribuições desses representantes está o apoio à luta dos trabalhadores, a participação em eventos e instâncias sindicais, representação dos empregados da unidade junto ao sindicato, organização das reivindicações, manifestações, críticas e sugestões dos colegas de unidade para melhoria das condições de trabalho, em conjunto com o sindicato, e posterior encaminhamento das demandas às chefias.

 

Além da sugestão de calendário, a FETEC/CUT-SP já encaminhou aos sindicatos modelo de edital, ata, lista de votantes e demais orientação para encaminhamento do pleito. 

 

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram