Bancários lançam Campanha Nacional em Campinas (SP)

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região lançou, nesta terça-feira (26), a Campanha Nacional dos Bancários no centro de Campinas. A atividade teve início com reuniões nas agências do Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Federal e Banco do Brasil, antes da abertura ao público. A partir das 10h, passeata pela Rua 13 de Maio, com distribuição de carta aberta à população, performance com grupo teatral “Trupe do Costelinha” e animação por conta da “Nossa Banda”.

Nesta quinta-feira (28), acontece a primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A pauta de reivindicações aprovada na 20ª Conferência da categoria realizada entre os dias 8 e 10 deste mês de junho em São Paulo, foi entregue à Fenaban no último dia 13. Entre as reivindicações, reposição da inflação registrada no período de setembro de 2017 e agosto deste ano, 5% de aumento real, renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), extensiva a todos os trabalhadores do ramo financeiro, garantia de emprego e proibição de demissões em massa.

Pré-acordo

Durante a entrega da pauta à Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários propôs a assinatura de um termo de compromisso (pré-acordo) para garantir a validade das atuais cláusulas da CCT até a renovação, como definiu a 20ª Conferência. O termo é uma necessidade porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 de agosto deste ano e a nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a chamada ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base da categoria é em 1º de setembro.

Bancos públicos

A primeira rodada de negociação da pauta específica com o Banco do Brasil será nesta sexta-feira (29); com a Caixa Federal a rodada será no próximo dia 11 de julho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram