Sindicato dos Bancários e Empregados da Caixa protestam em Maceió

Diretores do Sindicato dos Bancários de Alagoas e funcionários da Caixa Econômica Federal participaram ativamente na quarta-feira (3) do Dia Nacional de Luta contra o PLS 555, que abre o capital das empresas públicas para o capital privado. As manifestações, realizadas em agências da Caixa no centro de Maceió, contou com a adesão dos clientes e usuários, que também defendem o banco 100% público e sob o controle da sociedade.

Convocado pela Central Única dos trabalhadores (CUT), o Dia Nacional de Luta contra o PLS 555 teve a participação ainda de outros trabalhadores de empresas públicas, como os Correios e o BNDES. As entidades sindicais e os movimentos sociais intensificaram a mobilização contra o Projeto de Lei do Senado em virtude do retorno dos trabalhos no Congresso, que pode incluir a matéria para votação.

Conhecido como o Estatuto das Estatais, o PLS 555 é na verdade o Estatuto da Desestatização, pois determina que as empresas públicas serão constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), permitindo a participação do capital privado. Esta mudança também alteraria o papel das instituições e a forma de gestão, abrindo portas para a corrida pelo lucro, a redução drástica de gastos, a terceirização da mão de obra e a extinção de direitos conquistados por seus trabalhadores.

Nos atos promovidos nesta quarta-feira pelo Sindicato e os empregados da Caixa, todas as ameaças do PLS foram denunciadas à população. Bancários, clientes e usuários foram orientados a se engajar na luta contra o Projeto, seja cobrando o voto contrário dos senadores, seja se posicionando nas redes sociais. Diversos empregados da Caixa fizeram fotos com cartazes defendendo a empresa 100% pública, e estão se posicionando em seus perfis.

Para aumentar a corrente contra o PLS 555 os bancários devem acessar na Internet o site www.diganaoaopls555, onde podem postar seus depoimentos. Nesse espaço também estão mais informações sobre o movimento, além das atividades que estão sendo realizadas. Foi criada ainda a hashteg #NÃOAOPLS555, que deve ser utilizada por todos.

Seja mais um nesta luta!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram