Sindicato dos Bancários do ABC promove atividade em defesa das empresas públicas e contra o PLS 555

O Sindicato dos Bancários do ABC promoveu, na manhã desta quarta-feira (3), atividades de esclarecimento aos bancários e população nas proximidades de agências bancárias da Caixa e do Banco do Brasil, localizadas no corredor da rua Senador Fláquer, na cidade de Santo André (SP). A manifestação integrou o Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas, que tem como objetivo alertar a sociedade contra os riscos do Projeto de Lei (PLS) 555, que pode ser votado na tarde de hoje.

“Queremos conversar com todos, não apenas os bancários, porque todos precisamos fiscalizar os políticos e impedir essa ameaça às empresas e bancos públicos representada pelo PLS 555”, explicou o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Pelo projeto, todas as estatais se tornariam sociedades anônimas; ou seja, deixariam de ser 100% públicas. Belmiro lembrou as graves consequências das privatizações ocorridas nos anos 1990, quando o Brasil era presidido por Fernando Henrique Cardoso. “Vejam o que aconteceu no caso da Vale (uma das donas da Samarco), com o desastre em Mariana, ou a Sabesp (que tem capital aberto e economia mista)”, apontou.

Os diretores sindicais distribuíram à população um jornal específico sobre o PLS 555, que explica as principais determinações do projeto e as implicações caso se torne lei. “Nossa intenção é, com esse material, colaborar para a formação de opinião da sociedade, que muitas vezes não recebe a informação correta pela grande mídia”, afirma Belmiro. Chamado de “Estatuto das Estatais”, esse PLS é um substitutivo é do PL 167 de 2015, do senador Tasso Jereissati, e uma referência ao PLS 343, também de 2015, do senador Aécio Neves, ambos do PSDB. Sob a justificativa de dar mais “transparência” na gestão das estatais, cria restrições que impedem a representatividade dos trabalhadores nos conselhos e, se não fosse pela mobilização de várias entidades desde o ano passado, já teria sido votado e aprovado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram