Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realiza protestos contra reestruturação do BB

A Direção do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), durante essa semana, realizará diversas ações em protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil (BB) em defesa dos funcionários que serão atingidos pelo pacote de medidas apresentadas pelo Banco.

Os protestos começam hoje, segunda-feira (28) e irão acontecer todos os dias da semana.  A direção do Sindicato retardou a abertura das duas Agências Banco do Brasil, localizada no centro de Cuiabá.

Em Mato Grosso, a reestruturação irá fechar quatro agências e três serão transformadas em Postos de Atendimento.  Três estão localizadas em Cuiabá (Distrito Industrial, Shopping Três Américas e UNIC) e uma em Rondonópolis (agência Vila Operária). E, no caso das agências que serão transformadas em postos de atendimento uma está localizada em Itiquira (agência Ouro Branco do Sul), enquanto as outras duas em Nova Maringá e Santo Antônio do Leste.

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e funcionário do BB, Alex Rodrigues, o Sindicato é contra a reestruturação do Banco do Brasil. “Somos contra toda e qualquer medida que atinja o trabalhador bancário. A direção do BB não debateu com o movimento sindical, agiu de forma unilateral. Não podemos aceitar o desmonte do Banco e prejuízos aos trabalhadores, contamos com a presença de todos para fortalecer a luta em defesa do Banco do Brasil e seus funcionários”, disse o vice-presidente durante a reunião com os funcionários.

“O Banco do Brasil não se pode comparado aos bancos privados, pois isso rompe com a finalidade constitucional de um banco público. E o papel de Banco Público é de agente de desenvolvimento do país. Hoje, é uma empresa sólida, com números expressivos, apesar da crise financeira e o lucro líquido de R$ 7 bilhões em set/16”, completa, ressaltando que a luta é por um Banco do Brasil compromissado com o desenvolvimento social e a retomada econômica do Brasil. 

Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos SEEB/MT e funcionário do BB, Marcilio Silva, “Com o fechamento de locais de atendimento e redução do quadro de funcionários, os clientes sofrerão ainda mais com filas e as péssimas condições de atendimento e os funcionários sofrerão com a sobrecarga de trabalho. Com o estrangulamento ainda maior do atendimento das agências, os canais de atendimento alternativos passarão a serem os únicos canais disponíveis para os clientes, fortalecendo as agencias digitais”, avalia o dirigente, ressaltando que este é o caminho para o desmonte e preparação para a privatização do BB.

“Vamos lutar pela valorização do trabalhador, proteção ao emprego e por um atendimento digno e com respeito à população. Essa reestruturação está na contramão do que Brasil precisa”, afirma Marcílio, informando que a direção do Sindicato que vai disponibilizar assessoria jurídica, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o PEAI apresentado pelo BB.

Atendimento do Jurídico

O plantão jurídico é realizado de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14 às 17 horas, para os bancários filiados, na sede do Sindicato (Rua Barão de Melgaço, 3190 – Centro – Cuiabá-MT) ou por telefone (65) 3623 5333.

Mobilização

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso irá realizar reuniões e panfletagem durante toda a semana e ainda agendará a realização de uma plenária geral com os empregados do Banco do Brasil para esclarecimentos sobre o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) e outros pontos relacionados à reestruturação.

Além disso, também, irá organizar o Seminário “Se é público, é para todos”, para debater a valorização do bem público – empresas, serviços, patrimônio, políticas, espaços e tudo mais que se constitui em riqueza e patrimônio do povo brasileiro. O evento faz parte da Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e reuniu intelectuais, especialistas e dirigentes dos movimentos sindical e social de diversas regiões do país. 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram