Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes (RJ) tem nova diretoria

A Chapa 1, única a concorrer nas eleições de 14 de abril, recebeu 429 votos. Foram quatro votos em branco

A nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região (RJ) tomou posse na manhã desta terça-feira (27), no auditório da sede social da entidade. O presidente é Rafanele Alves Pereira, reeleito para o mandato que vai até 2025. Na vice-presidência assume Cristina Barreto, secretária de Promoção Social e Cultural na gestão anterior. É primeira vez, em 85 anos de história do Sindicato, que uma mulher assume o cargo. Além dos novos integrantes da diretoria executiva, foram empossados os membros do conselho fiscal e representantes de entidades superiores.

A Chapa 1, única a concorrer nas eleições de 14 de abril, recebeu 429 votos. Foram quatro votos em branco. Apesar de parte dos bancários estarem trabalhando em home office por causa da pandemia, a eleição contou com 80,78% de quórum, um dos maiores percentuais já registrados pelo Sindicato.

Rafanele destacou a importância da mobilização neste momento de grave crise sanitária e econômica e de retirada de direitos. “Temos muita luta pela frente com este governo que está massacrando a classe trabalhadora e com o que têm feito os banqueiros, descumprindo o acordo de não demitir durante a pandemia. Não é fácil travar essa luta com o governo e os banqueiros, mas não podemos e não vamos desistir”, disse, destacando as reintegrações conquistadas pelo Sindicato. “Felizmente estamos conseguindo reintegrar os companheiros, o que representa uma grande vitória para o Sindicato e para cada bancário e bancária que retorna ao trabalho”.

O presidente reeleito também ressaltou a conquista da vacinação da categoria. “Foi muito importante para a nossa categoria termos conquistado a vacinação para a base, feita na sede do nosso Sindicato, e que também se estendeu para os vigilantes e os profissionais que trabalham na limpeza das agências bancárias. Conseguimos salvar vidas”.

Cristina Barreto celebrou a conquista das mulheres por mais espaço no movimento sindical: “É motivo de muita alegria ver esse avanço no espaço ocupado pelas mulheres, ver o Sindicato agregando mais mulheres. Mais do que nunca, com tudo o que está acontecendo na política, a gente tem que tem a mulher no comando também. Precisamos estar no comando, nas gestões e dentro dos bancos na representação”, comemora a vice-presidente. “Ainda temos muito a avançar, muita luta pela frente. A luta é para todas e todos. E esse é convite para as bancárias, para que procurem saber seus direitos, saber o que tem nos levado às ruas, o que estamos reivindicando”.

A posse contou com as presenças dos companheiros Carlos Souza, representando a CUT-RJ, e Fabiano de Paula, representando a Contraf e a Federa-RJ. Participaram da mesa, durante a solenidade, o advogado Romualdo Freitas, representando a OAB e o escritório Souza e Freitas, e a funcionária do Sindicato Tânia Márcia Franco. Também presentes o vereador Marcione da Farmácia, o companheiro Carlos Antônio, do Sindicato dos Químicos, e os ex-presidentes do Sindicato dos Bancários Abel Simões e José Ovídio Coelho.

O Sindicato representa a categoria nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, Italva, Itaocara, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Aperibé.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram