Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região completa 80 anos

Em 22 de Janeiro de 1936 era fundado o Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, que completará 80 anos de existência nesta sexta feira. Sua fundação foi fruto da determinação de vários bancários em especial do bancário, escritor e jornalista João Rodrigues de Oliveira, funcionário do antigo BEMGE, tendo sido ele seu primeiro Presidente. Compôs ainda a primeira Direção do Sindicato como Secretário Geral o bancário e contador Mário Pereira, funcionário do Bradesco e o bancário e professor Américo Rodrigues da Fonseca funcionário da COOPERCREDI como Tesoureiro.

Na verdade, a história de fundação do Sindicato antecede a esta data, já que o Sindicato sucedeu a Associação dos Bancários que havia sido fundada anteriormente, durante a existência da associação, funcionou regularmente uma Escola Bancária, onde eram ministradas aulas de português, matemática e contabilidade básica, requisitos mínimos necessários na ocasião, para aqueles, em sua grande maioria homens, que se interessassem em exercer a profissão bancária.

A primeira Sede Social do Sindicato funcionou na Rua 13 de Maio, no centro de Campos, nos altos do antigo Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB), onde hoje funciona uma agência do INSS. Durante a década de 50, o ex-prefeito José Alves de Azevedo doou o terreno de nossa atual Sede Social, tendo o Sindicato se mudado em 1968, às pressas e por força, já que fora expulso de sua antiga sede durante o regime militar.  Na ocasião da mudança, funcionou em um barracão onde se guardava materiais das obras existentes no terreno, naquela época o Presidente era o funcionário do Banco do Brasil, já falecido, Jorge Tâmega que posteriormente foi cassado e preso juntamente com Jacy Barbeto dos Ferroviários e Helson Oliveira do Saneamento, em razão da atuação política destes companheiros em defesa dos trabalhadores. Muitos dos documentos que poderiam servir de testemunho da luta destes companheiros acabaram queimados durante o regime de exceção.

Hoje, o Sindicato funciona no mesmo endereço, em uma Sede Social moderna e informatizada, tendo ainda, no final da década de 70, sido adquirido pela Diretoria então presidida por Enéas Samary Correa um terreno situado na Avenida Alberto Lamego onde se encontra a Sede Campestre com parque aquático, campo de futebol, quadra poli esportiva, salão para festas e quiosques para pequenas confraternizações dos associados.

Durante estes 80 anos presidiram o Sindicato (em ordem alfabética e não cronológica) os seguintes bancários: Abel Simões (Bradesco); Américo Rodrigues da Fonseca (Coopercredi); Enéas Samary Correa (Banco Real); Gladstone Maia (Banco Real); Guilherme Ivan Ludolf Ribeiro (Banco do Brasil); Homero Araújo Júnior (BEMGE); Hugo André Lopes Diniz (Bradesco) e atual Presidente; João Rodrigues de Oliveira (BEMGE); Joaquim Gomes Sanguedo (Bamerindus); Jorge Tâmega da Silva (Banco do Brasil); José Ovídio Coelho de Souza (Banco Real); José Sarlo Costa (Banco da Lavoura); Mário Pereira (Bradesco); Leolindo Serpa (Banco Hipotecário); Pery Moreira (Coopercredi); Rafanele Alves Pereira (Nacional/Itaú); Salvador Barros de Souza (Banco Real); Vitor Renato Viana Pacheco (Banerj/Itaú).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram