Sindicato do Mato Grosso faz manifestação por igualdade de direitos na Caixa

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e os empregados da Caixa Econômica Federal lançaram nesta quarta (27) a campanha “2010, o ano da isonomia”. A ação foi realizada às 10h30 em frente a agência Paiaguás, da CEF. A atividade é nacional e tem como objetivo pressionar a direção do banco a concluir o processo de isonomia de direitos aos empregados contratados a partir de 1998.

Durante o evento foram distribuídos jornais dos Empregados da Caixa e estendidas faixas sobre o tema. Entre as reivindicações está o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), também conhecido como anuênio, a licença prêmio e os tíquetes para os aposentados. A campanha reforça a lógica de que trabalho, salários e direitos devem ser iguais, já que todos os trabalhadores contribuem para crescimento e os bons resultados da Caixa.

“Temos discutido com a Caixa há muito tempo sobre a isonomia e essa campanha vem para reforçar isso. Queremos direitos, deveres e salários iguais”, explica o empregado CEF e diretor do SEEB-MT, John Gordon. Os trabalhadores também exigiram a devolução do desconto dos dias parados da greve de 2008. Mesmo o processo judicial ainda estando em trâmite, a Caixa começou a fazer o desconto nos salários dos funcionários irregularmente.

“A Caixa tem agido arbitrariamente a fim de punir os empregados por terem participado da greve em 2008. No entanto, esse é um direito do trabalhador e a CEF não pode proibir seus funcionários de lutarem por melhores condições de trabalho e salários. Estamos com um processo judicial envolvendo essa questão que ainda não foi julgado. A Caixa não pode simplesmente ir descontando os dias parados dos seus empregados, ela tem que esperar a decisão judicial”, complementa o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram