Sindicato de São Paulo e Unicamp lançam livro sobre o Sistema Financeiro

Em comemoração aos 87 anos de fundação, que ocorre nesta sexta-feira, dia 16, o Sindicato dos Bancários de São Paulo e o Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade Estadual de Campinas (Cecon-Unicamp) vão lançar o livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil (do Plano Real à crise financeira), elaborado por dirigentes sindicais bancários e economistas. O lançamento ocorrerá durante seminário com data a ser definida nos próximos dias.

Segundo o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) é amplamente discutido pela categoria em congressos e conferências dada a sua importância para a sociedade.

“Os bancários têm ampla visão do sistema financeiro e, a partir de suas experiências, podem fazer propostas e interferir que seja voltado, por exemplo, para o desenvolvimento local e regional”, afirma o dirigente.

O prefácio da edição é de autoria do jornalista econômico Luis Nassif. Os capítulos foram divididos da seguinte forma: Perspectivas do sistema financeiro brasileiro; Dinâmica e crise do capitalismo com dominância financeira; A abertura financeira e a integração do Brasil: um balanço crítico; O mercado de capitais brasileiro no período recente: evolução e singularidades; Bancos e o ciclo de crédito recente: da estabilidade à crise financeira, Daniela Magalhães Prates; Formas alternativas de financiamento: microfinanças; Banco Central e política macroeconômica no Brasil: o regime de metas de inflação; Os Impactos dos Mercados de Derivativos na Economia Brasileira e A Economia Política das Holdings Financeiras no Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram