Sindicato de Porto Alegre pressiona e Santander melhora segurança

(Porto Alegre) Após pressão do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, o Santander instalou câmeras de vídeo com monitoramento à distância, no posto da Ulbra Saúde, que fica na esquina das ruas Voluntários da Pátria com Coronel Vicente, em pleno centro de Porto Alegre. Trata-se de uma das medidas reivindicadas pela entidade para reforçar a segurança da unidade.

O estabelecimento havia sofrido três assaltos em 15 meses (28 e 19 de novembro e 16 de agosto de 2006). “As câmeras de vídeo melhoram a segurança e inibem assaltos e seqüestros”, enfatiza o funcionário do Santander e diretor do Sindicato dos Bancários, Ademir Wiederkehr. A medida também está prevista na lei municipal nº 8.115/98, de autoria do vereador Adeli Sell (PT).

No entanto, o local continua com apenas um vigilante, o que caracteriza o descumprimento da legislação federal vigente. O posto tem três caixas e um gerente de negócios e atende das 10h às 20h.

O dirigente sindical reitera a importância de contratação imediata de mais um vigilante, evitando, assim, uma autuação da Polícia Federal. “É uma medida que irá reforçar a segurança, além de melhorar as condições de trabalho do único vigilante, que hoje sequer pode ir ao banheiro”, aponta.

Outra reivindicação é a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para a gerente que presenciou os dois últimos assaltos, ocorridos num período de nove dias. A funcionária ficou abalada, permaneceu 12 dias de licença saúde, mas o banco ainda não preencheu a CAT, apesar dos pedidos do Sindicato. “Trata-se de um enorme descaso com uma trabalhadora com mais de 20 anos de banco, que está sem registro da lesão sofrida no trabalho”, ressalta Ademir.

“Cobramos providências do Santander, visando solucionar essas pendências ainda em 2007, e esperamos que no ano novo o banco faça mais investimentos na segurança de agências e postos e na melhoria do atendimento das vítimas da violência”, defende

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram