Sindicato de PoA realiza manifestação nesta quarta na Esquina Democrática

O Grupo de Ação Solidária (GAS) do Sindicato dos Bancários de Porto Alege (SindBancários) realiza uma manifestação na Esquina Democrática, no centro da Capital, nesta quarta-feira, às 12h, para chamar atenção da sociedade para a luta por melhores condições de trabalho e sensibilizar para o problema dos acidentes e doenças ocupacionais. A atividade, em parceria com o Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST), também marca a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ocorrido em 28 de abril.

O segmento bancário foi o que mais registrou doenças ocupacionais no Brasil no ano de 2006. Foram nada menos do que 2.652 casos registrados através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), de acordo com reportagem publicada no dia 10 de abril, pelo jornal Valor Econômico. Os dados são os mais recentes disponíveis e, em 2007, eles tendem a ser ainda maiores.

O GAS apresentou a experiência do SindBancários no Seminário Saúde, Trabalho e Previdência, promovido pelo FSST e CUT-RS, na segunda-feira, dia 28. “O movimento sindical precisa se organizar para mudar a realidade social do País e combater a herança negativa do mundo do trabalho, que continua sendo produtor de doenças, desigualdade e mortes”, adverte o diretor de Saúde Antonio Pirotti.

O dirigente sindical critica a postura da Associação Nacional dos Médicos Peritos, que insiste em passar a idéia de que o trabalhador é fraudador do INSS. “Chega de dizer que somos causadores dos déficits da Previdência e de todos os seus problemas. Temos que mudar este conceito e mostrar a verdade”, defende.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram